Em parceria com o Secovi-SP e o SindusCon-SP, a consultoria Deloitte desenvolveu a Pesquisa Gestão Orçamentária na construção civil, com a finalidade de identificar as práticas orçamentárias das empresas do setor e as tendências para 2014 e 2015.

Responderam à consulta, realizada entre os dias 10 de março e 18 de abril, 71 profissionais, entre presidentes, CEOs, diretores, superintendentes, gerentes e supervisores de empresas que atuam com incorporação imobiliária, desenvolvimento imobiliário, gerenciamento de obras, gestão de obras rápidas e padronizadas com complexidade logística.

A pesquisa apurou uma serie de aspectos relacionados a desafios e cultura da organização na gestão orçamentária; processos e riscos do planejamento estratégico; além de resultados e tendências.

Segundo o levantamento, existem divergências entre previsões e metas orçamentárias e o planejamento estratégico nas empresas é centralizado. Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria das empresas tem foco no resultado final e não nos direcionadores. Quanto aos riscos, de acordo com a pesquisa, as pequenas empresas não estão preparadas para enfrentá-los, ao contrário das grandes, que conseguem se estruturar para as diversas situações.

Já com relação a tendências e perspectivas, os participantes da pesquisa apostam na estabilidade do setor de construção civil para os anos de 2014 e 2015.

Acesse aqui e confira a íntegra da pesquisa.