Levantamento feito pela Rede Imobiliária Secovi apurou que, nos últimos cem dias, de todos os imóveis vendidos na capital paulista, 23% foram casas e 55% apartamentos. No interior paulista, por sua vez, esses índices foram de 27% de vendas de casas e de 47% de apartamentos. Na cidade de São Paulo, 67% das unidades vendidas foram de 2 dormitórios, tipologia que, nas cidades interioranas, correspondeu a 70% das vendas.
Os dados foram apresentados na última live da vice-presidência de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP, em 1º/7. Ainda segundo a sondagem:
- a metragem média das casas vendidas na capital foi de 125,4 m²; de apartamentos, de 57,5 m²
- no Interior, esse resultado foi de 75,5 m² para casas e 42,9 m² para apartamentos
- 57% das unidades da cidade de São Paulo tinham tíquete médio de até R$ 240 mil; no interior paulista, o maior percentual (53%) foi de imóveis entre R$ 240 mil e R$ 500 mil.
- 31% das imobiliárias da Capital identificou algum movimento de clientes procurando imóveis no Interior; esse percentual sobe para 50% quando se fala de imobiliárias do Interior.
Danilo Igliori, economista-chefe do Datazap, apresentou os resultados da terceira onda de pesquisa sobre a influência da Covid-19 na busca por imóveis. Alguns resultados:
- Na primeira onda, 60% das pessoas que estavam procurando imóveis afirmaram ter reduzido a busca; na segunda onda, esse percentual caiu para 40%; na terceira onda, para 29%.
- Cinco atributos mais procurados nos imóveis: ambientes mais bem divididos; vizinhança com comércio e serviço; visão desimpedida; imóveis com varanda; e casas/apartamentos maiores.
- Principal desejo dos consumidores nas três ondas: descritivo do imóvel com endereço completo nos portais imobiliários.