A Rede Secovi de Imóveis inicia 2015 com objetivos ambiciosos. Consolidar seu portal como um grande gerador de leads, prover informações de boas práticas jurídico-contratuais às imobiliárias, formular uma base robusta de dados de inteligência de mercado e aumentar o número de associadas são algumas das metas. 

No ano passado, a Rede fez significativas mudanças em sua área tecnológica. Graças a isso, deu-se origem a uma megaplataforma sobre a qual está estruturada uma série de novidades que surpreendeu as associadas em 2014, como o novo Portal, a TV Corporativa para imobiliárias, a central de relacionamento e parcerias exclusiva, o CRM e o sistema de georreferenciamento OnMaps. 

Na entrevista a seguir, Nelson Parisi Júnior – presidente da Rede Secovi de Imóveis, pós-graduado em Engenharia Econômica e Negócios Imobiliários e diretor presidente da Practical Soluções Imobiliárias – comenta o trabalho desenvolvido ao longo de 2014 as perspectivas para este ano. 

Como você avalia o ano de 2014 para a Rede Secovi?

Fortalecemos as bases da Rede Secovi. Um ponto importante foi a consolidação do aspecto tecnológico, o que nos abre mais horizontes para o sucesso das parcerias. Graças a esse arranjo, saímos de uma posição meramente passiva e passamos a ser ativos na captação de leads para as associadas por meio do portal da Rede Secovi. Com isso, temos o caminho pavimentado para, neste ano, o florescimento de parcerias e o fomento de negócios nas nossas imobiliárias associadas. 

O que faz parte desse arcabouço tecnológico?

As duas frentes mais importantes são a real integração entre portal e sistema da Rede, que foi reformulado; e o CRM, batizado de Minha Rede. É através dele que as imobiliárias se integram e têm acesso com total transparência às informações para a consolidação das parcerias. 

Também focalizamos esforços em proporcionar novos benefícios às associadas, como a TV Corporativa, com a possibilidade de as imobiliárias terem uma TV no salão de vendas, cujo conteúdo é direcionado aos corretores, e outra na recepção, para atrair a atenção dos clientes; tecnologia de georreferenciamento OnMaps, portal reformulado, central de relacionamento exclusiva, entre outros. Praticamente, reinventamos a Rede Secovi. 

Como está a adesão das associadas a essas novidades?

Estamos no processo de engajamento por parte das imobiliárias. É algo novo para todos nós, e, naturalmente, demanda um pouco de tempo até todos se familiarizem completamente com essas ferramentas. Esses projetos se iniciaram já com a proposta de serem descomplicados. A interface do Minha Rede, por exemplo, tem uma navegação completamente intuitiva. Precisamos que o usuário tenha a iniciativa de aprender a mexer com a novidade e a utilize, pois, só assim poderemos extrair muitos resultados. 

Quanto foi investido?

Desenvolvemos grande parte dos produtos por meio de parcerias com empresas líderes em seus segmentos. Através de troca de patrocínios, conseguimos o que existe de melhor no mercado, e oferecemos aos parceiros destaque e presença dentro da comunidade. Se fôssemos pagar por tudo, o investimento seria altíssimo. 

A inteligência que a ser tirada dessas ferramentas vai aparecer com o tempo e com o uso. E tudo isso, ressalte-se, sem nenhum custo adicional às associadas. 

Com que tipo de informações as imobiliárias poderão contar a partir dessas tecnologias?

Hoje, o discurso padrão de um corretor se vale apenas da experiência e da intuição. Com essas novas ferramentas e os dados estatísticos que a Rede pode proporcionar, o corretor terá condições de demonstrar tecnicamente ao proprietário o correto preço e o prazo estimado para vender seu imóvel. Este é só um exemplo de como essas tecnologias poderão ajudar, inclusive na profissionalização da consultoria que o corretor presta a seus clientes. 

Em um mercado pouco profissional, conseguiremos que nossas associadas se destaquem pelo nível técnico. 

A partir de quando tudo isso estará disponível?

É uma via de duas mãos. Para que esses dados sejam gerados, necessitamos que as imobiliárias usem o sistema e o abasteçam. A expectativa é que, ao longo de 2015, essas informações sejam extraídas de nossos sistemas. Vale frisar que muitos desses elementos de inteligência de mercado já estão disponíveis dentro do Minha Rede, e podem ser usados como subsídios técnicos no atendimento em suas imobiliárias. Aliás, um dos grandes desafios deste ano é que as associadas passem a usar o portal Minha Rede como porta de entrada a todos os recursos e benefícios que a Rede oferece, como impressos, informações de mercado, ferramentas, procedimentos, agenda de cursos e eventos, e, principalmente, o módulo de controle de solicitação de parcerias e seus respectivos desfechos – positivos ou não.

Quais informações há no OnMaps?

Há dados que ajudam o corretor a contextualizar o imóvel na região em que está sendo ofertado. O sistema mostra ofertas parecidas na mesma localidade, o que há nas proximidades em termos de infraestrutura e equipamentos sociais, compara esses dados com informações de outras regiões, entre outras possibilidades. Voltando ao exemplo do proprietário que pede um valor acima do razoável: neste caso, todos esses subsídios podem amparar o corretor na argumentação para se chegar a um consenso mais racional. 

Como andam os trabalhos das diretorias?

Expansão e Fidelização vão trabalhar de forma ainda mais agregada para que as empresas entrem e permaneçam na Rede. A diretoria de Benefícios continua buscando parcerias com empresas para trazer mais vantagens às nossas associadas. A de Qualificação continua na frente da expansão e consolidação do Cersim, que já conta com cerca de 150 corretores designados no mercado. Avançamos bastante no sentido de fechar parcerias com outras instituições do setor imobiliário, como o Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo), no sentido de que os cursos por elas oferecidos possam pontuar o Cersim também. E temos também uma nova diretoria, a Jurídica, que está a vapor total, trazendo novidades em relação à Lei do Corretor Associado, à concentração da matrícula do imóvel e formulando orientações jurídico-contratuais para os contratos de compra e venda. 

Economicamente, não há como negar que 2015 será um ano de ajustes. Como a Rede pode contribuir para que suas associadas melhorem sua produtividade?

Não só 2015, mas 2016 também será de ajustes. Nesses momentos conturbados é que temos grandes chances de melhorar nossos resultados por meio das parcerias. Acredito que conseguiremos aumentar nosso faturamento, trazendo para dentro das imobiliárias um maior percentual de clientes que estão no mercado fazendo negócios sem a consultoria de corretores e empresas especializadas. 

Só para dar um exemplo prático: no ano passado, foram comercializados 21,6 mil imóveis novos na cidade de São Paulo. Vamos imaginar que, neste ano, essa mesma quantidade de unidades novas seja escoada. Se nos espelharmos em mercados como o da Espanha, em que para cada imóvel novo vendido quatro usados são comercializados, podemos dizer que temos uma margem de mais de 85 mil unidades para vender. Mais: segundo pesquisa do FipeZap do 2º semestre do ano passado, 60% dos compradores de imóveis optaram pela aquisição de usados. Não há como negar que nosso potencial de mercado é enorme. 

Nesse cenário, a Rede vem para ajudar exatamente nesse ponto: unidos e compartilhando negócios, podemos realizar mais fechamentos entre as empresas e corretores, independentemente das dificuldades macroeconômicas, que só conseguiremos enfrentar se trabalharmos mais e de maneira organizada.