O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, foi o convidado da Live Secovi-SP da última terça-feira, 26/5. Durante a transmissão, que teve Frederico Marcondes César, vice-presidente do Interior do entidade, como facilitador, foram abordadas as medidas de enfrentamento da Covid-19 adotadas pelo poder municipal e também as perspectivas de retomada econômica após a pandemia.
Ramuth comentou que por duas vezes tentou flexibilizar a quarentena, determinada pelo governo estadual, mas foi impedido pela Justiça, que cassou os decretos municipais que permitiam a retomada de atividades econômicas não essenciais – como shopping e comércio de rua no fim de abril -, e, depois, a reabertura de academias, salões de beleza e barbearias da cidade, em meados de maio.
Por outro lado, Ramuth também declarou que o período de isolamento social foi extremamente importante para que as prefeituras tivessem tempo para se preparar e enfrentar da doença. “Neste intervalo, aproveitamos para comprar EPIs e respiradores – ainda com preço de tabela -, e, ainda, fomos expandindo nossa rede de saúde para atender a população”, disse.
De acordo com ele, a Prefeitura criou um comitê de enfrentamento – formado por sociólogos, psicólogos, economistas, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais – , para ir além da discussão saúde x economia. “Foi isso o que nos levou a propor o isolamento seletivo e ampliar as atividades tidas como essenciais.”
Do ponto de vista de perspectivas, Felicio Ramuth se diz otimista e acha que a cidade está preparada para retomar seu crescimento. Para ele, assim que esse momento agudo passar, as atividades voltarão ao normal e os empreendedores encontrarão maneiras de fazer a diferença. “Espero que até meados de julho já tenhamos avançado em muitos aspectos”, acrescentou.
Para acompanhar a conversa na íntegra, acesse