Sou tipicamente brasileiro porque, assim como a grande maioria da população, minha família veio da imigração. De ascendência libanesa, meus parentes sofreram as dificuldades de sobreviver em um país estranho, de cultura e hábitos totalmente diversos. No entanto, e apesar dos obstáculos, não há arrependimentos. O Brasil é uma nação receptiva, calorosa, seja para quem nasceu ou não por aqui. O País acolhe e abraça a todos como pátria-mãe e o seu amor fica mais evidenciado em momentos de dificuldades.
Desde o começo de 2015, vivemos momentos de incertezas e frustrações políticas, aliadas a dificuldades e instabilidade econômica que há tempos deixaram de fazer parte do dia a dia profissional, social e familiar de todos nós. Inflação, palavra em desuso, voltou para o vocabulário nacional. Insegurança, desesperança e desconfiança nos atropelaram. Tristeza generalizada com os rumos da Nação!
No entanto, na mesma medida que nos sentimos derrotados, erguemos a cabeça e fomos em frente, juntos, com espírito renovado, de verde e amarelo – as cores da nossa bandeira!
Caiu por terra a pecha de sermos pouco patriotas. Fomos às ruas, tomamos atitudes audaciosas e nos reinventamos. Corajosamente, tiramos o velho para dar lugar ao novo!
Estamos recuperando nossa autoestima. Decerto que, na atividade imobiliária, o resgate da confiança é mais lento. Porém, está cada vez mais perceptível.
Notem-se os trabalhos escolhidos e premiados nesse 22º Prêmio Master Imobiliário! Mesmo o pior cenário político-econômico não foi capaz de impedir que os empreendedores imobiliários buscassem a excelência em seus produtos e serviços. Em menor escala, as empresas não deixaram de investir e acreditar naquilo que sabem fazer, que é produzir lotes, residências, espaços comerciais e de lazer.
Os trabalhos agraciados nesta edição do ‘Oscar’ do mercado imobiliário comprovam o amor investido em cada projeto e intervenção urbana e humana. Ser empresário é exercer uma profissão de fé. Quando nos munimos de confiança, os resultados são satisfatórios.
Agora que estamos chegando ao fim desse caminho assustador em que o País estava enveredando, já é possível sentir um novo ânimo no olhar das pessoas. A esperança está renascendo. E, mais uma vez, o brasileiro prova que é um povo diferenciado, porque diminui o compasso, mas não se entrega jamais. Acredito que essa força venha, justamente, da mistura de raças e crenças.
Finalmente, vamos nos curar da ressaca e comemorar um ano de trabalho duro, de uniões sólidas, de confiança pessoal e coletiva. Vamos brindar as vitórias e, sempre, andar com fé!
Ao Master Imobiliário o nosso mais profundo respeito e admiração, pois esse prêmio é um grande exemplo de inspiração e amor às cidades e às pessoas.
A diversidade do nosso país me faz crer que Deus é brasileiro!
Flavio Amary
Presidente do Secovi-SP