O presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, estreou como colunista do jornal Folha de S.Paulo, edição on-line, no dia 7/7. Neste espaço, o dirigente vai falar semanalmente, às segundas-feiras, sobre o mercado e seus segmentos.

O primeiro texto destaca o desenvolvimento da megametrópole, composta por São Paulo e as cidades localizadas a até 100 quilômetros de distância da Capital: Campinas (a 93 km), Sorocaba (a 99 km), São José Campos (a 97 km) e Santos (a 72 km), e ressalta a importância do planejamento urbano como forma de controlar o crescimento desordenado nesta região, também chamada de “diamante urbano”.

A expansão do mercado imobiliário paulistano e de outros segmentos econômicos encurtou as distâncias entre a cidade de São Paulo e esses municípios, que se transformaram em centros de novos negócios para empresas e pessoas, que buscam não só qualidade de vida, mas também boa infraestrutura, oportunidades, melhoria nas relações custo/benefício, sem perder a conexão com a Capital.

Sobre o presidente

Claudio Bernardes, 59 anos, é engenheiro civil e empresário no setor imobiliário há mais de 30 anos. É professor na Fundação Getúlio Vargas, Faculdade ESPM e presidente do Secovi-SP. É autor das obras “Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e Atividade Imobiliária em São Paulo” e “Qualidade e o custo das não conformidades em obras de construção civil”.

A coluna Planejamento das megametrópoles, uma solução para os municípios, publicada no último dia 7, e demais textos podem ser conferidos na edição on-line da Folha. Para conferir o texto de estreia, na íntegra, acesse http://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudiobernardes/2014/07/1481407-planejamento-das-megametropoles-uma-solucao-para-os-municipios.shtml