Para o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna (1º à esquerda), novo modelo deve ampliar o crédito imobiliário

Secovi-SP participa de evento promovido pelos ministérios das Cidades e da Fazenda

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com representantes da indústria imobiliária para anunciar o novo modelo de crédito imobiliário, no âmbito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Realizado em São Paulo (10/10), o evento foi promovido pelos ministérios da Fazenda e das Cidades. Integraram o palco o vice-presidente, Geraldo Alckmin; os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (Cidades), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), o secretário Márcio Albuquerque (Planejamento e Orçamento); os presidentes Gabriel Galípolo (Banco Central), Carlos Vieira (Caixa), Isaac Sidney (Febraban), Renato Correia (CBIC), Luiz França (Abrainc) e Rodrigo Luna (Secovi-SP).

De acordo com o Presidente Lula, o novo modelo de crédito imobiliário objetiva tornar o financiamento acessível às famílias de classe média. “O trabalhador nessa faixa de renda não é rico. Ele precisa da oportunidade de financiar sua moradia”, disse. Segundo Galípolo, o crédito imobiliário é um dos principais indicadores para a saúde e a força de uma economia.

Para o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, as medidas anunciadas refletem, em parte, as sugestões apresentadas pelo setor, formuladas com base em estudos técnicos e análises aprofundadas. “As entidades cumpriram seu papel, e a credibilidade e o diálogo do governo com o setor foram fundamentais para a concretização das propostas”, considera.

Ver coluna em PDF