“O coaching não é terapia nem consultoria, e sim um treinamento de determinadas habilidades para se atingir melhores resultados”, afirmou a pedagoga e psicóloga Josiane Barbieri, consultora empresarial que ministrou o primeiro dia do workshop “Liderança e Coaching Empresarial: como o líder pode aprimorar sua performance e atingir resultados almejados”, promovido pelo grupo de Novos Empreendedores do Secovi-SP, em parceria com o PQE (Programa Qualificação Essencial).
No primeiro dia de workshop, Josiane esclareceu os principais conceitos desta técnica, que tem o objetivo de trabalhar com o participante para remover possíveis obstáculos à conquista dos resultados pretendidos. Segundo ela, o coaching pode ser realizado individualmente, em grupos ou em empresas.
A psicóloga explicou que o processo do coaching é dividido em seis etapas: levantamento de dados, planejamento, mudança, medição, avaliação e manutenção. O tempo para realização de todas essas etapas pode variar de acordo com o posicionamento de cada participante. “Normalmente, dura cerca de seis meses, que é o tempo médio necessário para se alterar um comportamento e criar novos hábitos.”
Para exemplificar como funciona o coaching, Josiane mostrou trechos do filme Lendas da Vida, no qual Rannulph Junnah, ex-campeão de golfe, perde seu “swing” para o jogo após ser convocado para a 1ª Guerra Mundial. Ao ser convidado para uma competição, é convencido a participar por Bagger Vance, que, por meio de conversas e provocações, faz com que o jogador recupere a sua antiga capacidade de jogar e de viver.
O workshop terá continuidade nos dias 26/4 e 3/5, das 18h30 às 21 horas, na sede da Universidade Secovi (Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2.344 – 9º andar).