Marcelo Dadian* “O desafio é entender quais as reais mudanças que estão acontecendo na sua empresa e quanto valor está sendo capturado.” |
Após um período de desafios com a covid-19, a retomada do mercado imobiliário aconteceu com rapidez e ritmo expressivo. Segundo dados da OLX Brasil, a demanda por imóveis à venda na região de São Paulo cresceu 30% em agosto de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Em relação ao tipo de imóvel, as casas tiveram alta de 31% na procura, enquanto os apartamentos tiveram aumento de 28% na demanda. E, dentre as 64 cidades com DDD 011, as que mais atraíram futuros compradores foram São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Jundiaí.
As taxas de juros estão muito atraentes para o financiamento de imóveis, ao mesmo tempo em que a pandemia fez com que muitas pessoas ficassem mais tempo em casa e repensassem sua relação com a maneira de morar. Algumas delas passaram a desejar um ambiente mais confortável ou decidiram trocar seus móveis. Objetos como almofada, vaso, quadro, lustre, espelho, papel de parede, tapete e cortina tiveram mais de 100% no aumento da demanda na plataforma, ao aferir os dados da última semana de junho com o período pré-pandemia.
Há também quem preferisse se mudar para outra localidade. Levantamento realizado pela OLX, que confrontou números de julho de 2020 com igual período do ano anterior, mostrou que a busca por imóveis teve crescimento de 30% no interior de São Paulo, 28% no litoral e 24% na capital paulista.
Hoje, a internet é fundamental para atrair possíveis compradores de imóveis. A experiência por eles desejada mudou, como se pode agora observar na comparação com os aplicativos conectados pelos usuários durante a pandemia. O nível de exigência subiu, e sua empresa pode ser ‘cancelada’ desse universo se não reconhecer esta nova realidade.
O desafio, portanto, é entender quais as reais mudanças que estão acontecendo na sua empresa e quanto valor está sendo capturado. Algumas dicas que podem ajudar:
- O envolvimento da liderança é fundamental e ela precisa ter agenda para que este mindset (mentalidade) atinja a empresa por completo.
- Pense em pessoas e comece na área onde os líderes veem valor nesta mudança. Diante dos resultados positivos, a adesão dos outros times será natural.
- Forme equipes multidisciplinares, de forma que a diversidade contribua para que as conversas sejam ricas, com pluralidade de opiniões.
- A última dica, e a mais importante, pense no seu consumidor e nas dores que ele sente ao se relacionar com sua empresa. E mãos à obra para construir um mercado mais digital!
*Diretor do ZAP+ na OLX Brasil e membro da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP
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