O Aquapolo, maior empreendimento de água de reúso industrial da América Latina, criado pela Odebrecht Ambiental em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), venceu a edição de 2015 do Infraestructure 360º Awards, competição promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Universidade de Harvard para premiar iniciativas inovadoras e sustentáveis do setor privado.
O projeto consiste em um sistema de fornecimento de água de reúso industrial a partir do esgoto tratado para empresas do Polo Petroquímico de Capuava em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo.
O empreendimento tem capacidade para produzir até mil litros de água de reúso por segundo, o que equivale ao abastecimento de uma cidade com 500 mil habitantes. Além de reduzir o consumo de água potável pela indústria, o projeto também ajuda a reduzir o volume de poluentes despejados em mananciais.
Também foram premiados como segundo e terceiro colocados, respectivamente, o EURUS Wind Farm, um parque eólico desenvolvido pela Acciona Energia Mexico and Cementos Mexicanos S.A. (CEMEX) no México; e o Cerro Dominador Concentrated Solar Plant, uma usina solar criada pelo Abengoa Solar no Chile.
Criado em 2013, o Infrastructure 360° Awards avalia e promove investimentos sustentáveis em infraestrutura realizados pelo setor privado nos países membros do BID. De acordo com o júri da competição, “o Aquapolo é um projeto fundamental na proteção dos suprimentos de água potável em São Paulo”.
Fonte: Infraestrutura Urbana