A cidade de Olímpia é o primeiro distrito turístico do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, em cerimônia nesta quinta-feira (2/9) com a presença do vice-presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários do Secovi-SP, Caio Calfat; do secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, do prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, entre outros políticos e empresários do setor hoteleiro e turístico.
O projeto pioneiro pretende trazer mais investimentos e firmar Olímpia, que já é estância turística, como polo turístico com a implantação de novos parques temáticos e serviços que vão proporcionar o desenvolvimento do município e de outras cidades da região, como Rio Preto.
A criação de distritos turísticos no Estado de São Paulo está prevista na Lei nº 17.374/2021 e regulamentada pelo decreto publicado em 26/8, no Diário Oficial. O texto detalha as condições para que uma região submeta-se ao processo de avaliação e se candidate ao posto de Distrito Turístico.
Na opinião de Caio Calfat, a aprovação desta lei é um divisor de águas. “Nós estamos vivendo uma nova era da história do turismo brasileiro. Com a aprovação desta lei, os destinos turísticos serão melhor preparados e equipados, com infraestrutura básica suficiente para atender aquele volume de turistas e dimensionamento de ofertas adequadas àquela demanda que se espera que o destino tenha, a infraestrutura local com investimentos públicos e formação de mão de obra”, analisou.
Segundo ele, um destino turístico bem estruturado, com boa infraestrutura, com financiamento farto e fácil, criação de mão de obra, infraestrutura urbana – acessos, aeroportos, rodoviárias, boas estradas – desperta a atenção do mercado e os empresários começam a investir em seus empreendimentos.
Maior resort multipropriedade
Olímpia inaugurou o maior resort do Brasil. Com 1 mil suítes e capacidade para receber até 6 mil pessoas, o Enjoy Solar das Águas é o maior empreendimento multipropriedade do País.
Com um investimento de R$ 435 milhões, o resort está instalado no Parque do Sol, primeiro bairro planejado de resorts do País – uma área de 380 mil m² prevista para abrigar até seis resorts, centro comercial e centro de convenções em um masterplan de 15 anos, ampliando a relevância de Olímpia no cenário do turismo nacional.
Com a inauguração do Solar das Águas, Olímpia ultrapassa a marca de 30 mil leitos e se consolida a segunda maior estrutura hoteleira do Estado, só atrás da Capital. Antes da pandemia, a cidade chegou a receber quase 3 milhões de visitantes/ano, atraídos principalmente pelos dois parques de águas quentes, o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach.
Novos distritos turísticos
O vice-presidente Caio Calfat revelou que, em breve, deve ser anunciado o próximo distrito turístico na região de Serra Azul, com quatro municípios, Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo. “Um distrito turístico pode ser formado por um município ou mais”, explicou, destacando que já há um trablaho par transformar o centro antigo de São Paulo em distrito turístico.
“Outros Estados, especialmente os notadamente turísticos, como os do Nordeste, já estão percebendo o potencial dos distritos turísticos e já estão se inspirando na legislação paulista e buscando aprovação nas Assembleias Legislativas”, contou Calfat.