O RH tradicional não está preparado para o recrutamento de corretores que dão suporte ao desenvolvimento imobiliário
A intermediação imobiliária responde pela movimentação de bilhões de reais por ano. São empresas que, pelos negócios realizados, viabilizam os resultados do setor, repercutindo diretamente no PIB brasileiro, sendo o corretor de imóveis peça-chave para dar suporte ao desenvolvimento do mercado.
Diante disso, vale indagar: quem estrutura uma equipe de vendas de uma imobiliária? Quem identifica perfis que têm aderência à atuação e vão performar? Esta seleção está sendo feita de maneira intuitiva ou conta com a expertise da área de Recursos Humanos?Na verdade, há um RH focado nesse objetivo?
A grande rotatividade e a dificuldade de encontrar corretores de imóveis que “vistam a camisa” são problemas nacionalmente conhecidos. O desafio de contratar e reter talentos profissionais pode ser até maior do que vender, alugar um imóvel ou estruturar um negócio imobiliário. E percebe-se que o RH tradicional não está preparado para o recrutamento e a retenção desses profissionais num mercado extremamente competitivo.
Portanto, a competência dos Recursos Humanos das imobiliárias precisa ser desenvolvida. A área deve se capacitar para ser a central de recrutamento de corretores, uma vez que detém conhecimento sobre o tipo de profissional que as empresas desejam para obter resultados no bom atendimento das demandas das pessoas por imóveis para moradia, trabalho ou lazer.
Para ser tão dinâmico quanto o mercado e seus corretores, o RH deve possuir visão empreendedora, saber lidar e acreditar realmente nas profissões autônomas. Entender e vivenciar o setor são habilidades fundamentais àqueles que, em última análise, contratam realizadores de negócios e sonhos.