O governo do Estado de São Paulo informou em coletiva de imprensa na quinta-feira (5/5) que a atualização do Plano São Paulo será realizada nesta sexta-feira (7/5).  O governador João Doria disse estar otimista que o Estado possa avançar para uma fase menos restritiva, no entanto, ressaltou que a posição final deve ser definida com base na análise do Centro de Contingência do Coronavírus.

Todas as regiões do Estado de São Paulo se encontram na fase de transição estendida do Plano São Paulo. As regras atuais vão até o domingo, 9 de maio, e os serviços de comércio e serviços podem funcionar das 6 às 20 horas, com capacidade de ocupação limitada a 25%, e aplicação dos rigorosa dos protocolos sanitários.

Na atual fase, estão mantidas as recomendações de teletrabalho para atividades não essenciais; escalonamento de horários de entrada e saída para os setores de comércio, serviço e indústria. Toque de recolher das 20 às 5 horas, e uso obrigatório de máscara em ambientes internos e externos também continuam em vigor.

Médicos do Centro de Contingência do Coronavírus afirmam que o Estado de São Paulo passa por um momento de estabilidade em relação aos indicadores e apontam esta semana como decisiva para o desenrolar da pandemia no Estado.

As novas medidas, que serão divulgadas pelo governo estadual, devem entrar em vigor na próxima segunda-feira (dia 10/5).

Confira todas as regras da atual fase do Plano SP.