ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
Sexta-feira, 25 de maio de 2012.
Da assessoria do deputado Hamilton Pereira
Para o deputado Hamilton Pereira (PT), a figura da região metropolitana é o melhor para Sorocaba. O parlamentar defenderá a ideia nesta segunda-feira, 28/5, durante encontro organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, para debater o projeto da Aglomeração Urbana (AU) daquela cidade. O deputado é autor do PLC 33/2005, que propõe a Região Metropolitana de Sorocaba, tendo o município como base e englobando outros 16. “Já tive a oportunidade de confrontar as duas propostas, e não tenho dúvida de que Sorocaba só perde por não ser região metropolitana”, observa.
Membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa desde agosto de 2011, Hamilton vem cobrando a realização de audiência pública em Sorocaba, para debater o desenvolvimento regional. “Antes de mais nada, é fundamental que os atores políticos e sociais da região expressem suas ideias”, defende. “A reunião de segunda-feira já é, para nós, uma conquista. Ela nos permitirá expor o que pensamos”, complementa.
A audiência pública acontecerá no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul e, de acordo com o secretário Edson Aparecido, “trata-se de reunião inicial” e “as audiências públicas oficiais serão realizadas após o envio do projeto à Assembleia.”
“Quando apresentamos nossa proposta de criação da região metropolitana, em 2005, estive nas prefeituras e câmaras municipais dos 17 municípios englobados pelo projeto. E todos se monstraram favoráveis à organização regional”, lembra Hamilton. “É muito importante representantes dos 29 municípios envolvidos no debate participem da audiência”, completa.
As cidades envolvidas pela proposta de ‘Região Metropolitana’ e ‘Aglomeração Urbana’ são: Sorocaba; Alumínio; Araçoiaba da Serra; Iperó; Boituva; Capela do Alto; Itu; Porto Feliz; Salto; Salto de Pirapora; Votorantim; Araçariguama; Ibiúna; Mairinque; Piedade; São Roque; Pilar do Sul; Cerquilho; Cesário Lange; Conchas; Jumirim; Laranjal Paulista; Pereiras; Porangaba; Quadra; Tatuí; Tietê e Torre de Pedra.