O diretor Regional do Secovi em Bauru, Riad Elia Said, e os arquitetos Cláudio Ricci e Rodrigo Said, também membros da entidade, participaram ativamente neste início de ano de encontros com a classe política da cidade. Dentro da proposta de atuar em ações que contribuirão com o destravamento do município, o Secovi-SP é uma das entidades parceiras da administração municipal na proposta de rever legislações obsoletas que causam obstáculos ao desenvolvimento urbano.
Junto à Secretaria Municipal de Planejamento de Bauru, o Sindicato da Habitação irá pontuar alterações no Código de Obras. O objetivo é que o novo texto, com atualizações que preveem dar celeridade na liberação de projetos da construção civil, seja encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores até março. “Ao mesmo tempo, o que queremos é que a nova redação seja clara, de fácil compreensão para profissionais e cidadãos”, afirma a secretária de Planejamento, Letícia Kirchner.
O diretor Regional do Secovi avaliou os resultados que a parceria irá proporcionar ao município. “É muito salutar a abertura do poder público às entidades, que têm uma visão do que precisa ser feito para que a cidade cresça com mais celeridade, gerando emprego e renda”, enfatizou Said, que também colocou à disposição os dados consolidados por estudos de mercado do município realizadas pelo Secovi-SP.
Habitação – A reestruturação de setores da Seplan é mais uma proposta apresentada por Letícia que terá apoio da Regional Bauru do Secovi-SP e demais entidades envolvidas. Com foco na desburocratização, um dos planos é criar uma divisão que trate especificamente de diretrizes sobre a ocupação do solo. Outro órgão específico atuará na habitação de interesse social e na regularização fundiária. A Seplan também deverá auxiliar a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) no plano de mobilidade urbana.