Resumo Semanal Secovi-SP – 19 a 23 de agosto de 2024

Secovi-SP é recebido pelo ministro da Fazenda

 

Representantes de Secovi-SP, Aelo, Abrainc, CBIC e SindusCon-SP estiveram reunidos na sexta-feira, 16/8, em São Paulo, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy.

A iniciativa integra a agenda de encontros estratégicos promovidos pelas entidades, com o Executivo e o Legislativo federal, a fim de aprofundar o diálogo sobre a pauta do setor com relação à reforma tributária. Pelo Secovi-SP, estiveram presentes os presidentes Rodrigo Luna e Ely Wertheim (executivo), os vice-presidentes Claudio Bernardes e Caio Portugal (também presidente da Aelo), e o advogado tributarista Rodrigo Dias, do Conselho Jurídico. Também participaram os presidentes da CBIC, Renato Correia, e do SindusCon-SP, Yorki Estefan.

 

 

Secovi-SP participa de Fórum Empresarial LIDE

 

O Secovi-SP marcou presença no 23º Fórum Empresarial Lide, realizado na sexta-feira, 16/8, no Rio de Janeiro. O grande encontro do setor produtivo nacional reuniu ministros, 12 governadores e mais de 300 empresários para um dia de debates sobre democracia, mineração e óleo e gás, transição energética, inteligência artificial e investimentos na economia brasileira em 2024.

Representaram o Secovi-SP no evento o vice-presidente Basilio Jafet (Relações Institucionais) e o ex-presidente Flavio Amary, também presidente do Lide Habitação e da Fiabci-Brasil.

 

 

Reforma tributária trará mais judicialização

 

Durante o Fórum Lide, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli defendeu a revisão da Constituição Federal para reduzir a judicialização e melhorar os mecanismos de conciliação no País. Destacou a importância de organização e agilidade nas decisões para impulsionar o crescimento nacional.

O ministro criticou o texto de regulamentação da reforma tributária. Disse que, nos últimos 17 anos, só em matéria tributária, já foram aprovados 341 temas e julgados 270. “Agora, virá novamente uma demanda enorme. Com a nova emenda constitucional que alterou o sistema tributário e a sua regulamentação, é evidente que vai haver uma judicialização.”

» SAIBA MAIS

 

 

Secovi-SP recebe vereador de SP e diretores do Itaú

 

A reunião da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos, liderada por Emilio Kallas, teve como convidados o economista-chefe do Itaú-Unibanco, Mário Mesquita, e os diretores do Itaú BBA, Milton D’Ávilla e Bruno Bianchi, da área de Crédito Imobiliário.

Os diretores falaram sobre crédito imobiliário e funding, e destacaram o desempenho do setor, dizendo considerá-lo saudável, com estrutura de capital forte e baixo índice de inadimplência. O cenário econômico mundial, o ambiente interno e as perspectivas econômicas pautaram a apresentação de Mário Mesquita.

O vereador Rodrigo Goulart e seu pai, o ex-deputado federal Antonio Goulart, também participaram da reunião, trazendo informações e proporcionando debates sobre a nova legislação urbana da cidade de São Paulo.

 

Secovi-SP participa do Summit Abecip 2024

 

Os presidentes do Secovi-SP Rodrigo Luna e Ely Wertheim (executivo) participaram nesta quinta-feira, 22/8, do Summit Abecip 2024, evento que reuniu lideranças do setor, representantes de entidades de classe e autoridades governamentais para discutir “O crédito imobiliário além da poupança”.

Em painel mediado por Sandro Gamba, presidente da Abecip, Rodrigo Luna debateu as perspectivas para o mercado imobiliário com a vice-presidente da Caixa, Inês Magalhães; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; os presidentes da CBIC, Renato Correia, e da Abrainc, Luiz França.

 

 

Secovi-SP Campinas debate estações de recarga 

 

A instalação de tomadas para carregamento de veículos elétricos nos condomínios e o cumprimento da Portaria CCB-001/800/2024, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, pautaram o Ciclo de Palestras realizado pela Regional do Secovi-SP em Campinas nesta quinta-feira, 22/8.

Cerca de 100 participantes, entre síndicos, administradores de condomínios e demais interessados, acompanharam as apresentações feitas pelo diretor do Secovi-SP Paulo Rewald (VP Tecnologia e Sustentabilidade), o advogado e membro da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios da entidade, Eric Keller de Camargo, e o engenheiro civil Tadeu Rezende, membro da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

 

 

FIQUE POR DENTRO

 

» Em coletiva de imprensa realizada ontem, 19/8, foram apresentados os Indicadores Imobiliários Nacionais, com resultados do segundo trimestre de 2024 de vendas, lançamentos, preço e informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. Participaram da coletiva o presidente da CBIC, Renato Correia; o vice-presidente de Indústria Imobiliária da entidade e presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, o economista-chefe do Secovi-SP, coordenador da pesquisa e conselheiro da CBIC, Celso Petrucci; o gestor de Projetos da entidade José Maria Soares, além do CEO da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo. Assista

» O Secovi-SP divulga edital referente a leilão de bens móveis e imóveis penhorados nas execuções de processos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região – Sorocaba. A divulgação faz parte de convênio firmado entre a entidade e o Tribunal. O leilão acontece no dia 19/9, exclusivamente por meio eletrônico. Confira.

» No dia 12/9, a partir das 19 horas, acontece o Encontro de Encerramento da 34ª edição do Curso de Loteamentos da Universidade Corporativa Secovi-SP. Em evento gratuito e on-line, será apresentado case sobre desenvolvimento de Bairros Planejados para a faixa de menor renda. Saiba mais.

 

INDICADORES

 

📈 O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado a prévia da inflação, cresceu 1,37% em junho, comparado ao mês de maio, na série com ajuste sazonal. O índice acumula crescimento de 2,12% no ano e alta de 1,64% nos 12 meses encerrados em junho, conforme dados divulgados sexta-feira, 16/8, pelo Banco Central.

📈 O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 1,1% na atividade econômica no segundo trimestre em comparação ao primeiro. Em junho, na comparação com maio, o PIB avançou 1,4%. Esses resultados foram obtidos na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual, a economia cresceu 2,9% no segundo trimestre e 2,9% em junho. A taxa acumulada em 12 meses até junho foi de 2,3%. Os dados são do IBRE/FGV.