
Resumo Semanal Secovi-SP – 12 a 16 de maio de 2025
Secovi-SP leva propostas à VP de Habitação da Caixa
O presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, acompanhado do diretor Pedro Krahenbuhl, do economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, e do economista Luís Fernando Melo Mendes, participaram de agenda na quarta-feira, 14/5, em Brasília, com a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, e os consultores da instituição financeira Fernando Magesty e Renata Cançado.
O encontro teve como objetivo discutir propostas para o desenvolvimento do mercado imobiliário e habitacional. Em pauta, apresentação de dados de incorporação e locação, redução do compulsório, direcionamento de recursos, incentivos, crédito consignado e propostas para perenização das políticas habitacionais.
Na oportunidade, Inês Magalhães reforçou o compromisso do banco com as políticas habitacionais, ressaltando a necessidade de agregar novas medidas para fortalecê-las, e sinalizou a importância do modelo de Poupança e Crédito para o país.
Secovi-SP participa de reunião do Conselho da CBIC
Também em Brasília, Ely Wertheim, Pedro Krahenbuhl e Celso Petrucci participaram nesta quarta-feira, 14/5, da reunião do Conselho de Administração da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
No encontro, que contou com a presença de parte da alta direção da entidade, foram discutidos temas estratégicos do setor.
Secovi-SP alerta empregadores sobre negociação coletiva
O Secovi-SP enviou nota de esclarecimento às empresas das categorias representadas, manifestando estranheza e perplexidade diante de injustificada atitude da Fethesp e de outros sindicatos laborais, que emitiram circular sobre as negociações coletivas, quando essas ainda se encontravam em estágio inicial, sem definição ou acordo firmado entre as partes.
Na nota, a entidade também alerta as empresas para que busquem sempre se orientar, exclusivamente, por informações e comunicados emitidos em seus canais oficiais.
Anuário Secovi-SP do Mercado supera 1.400 downloads
O Anuário do Mercado Imobiliário 2024 contabiliza 1.425 downloads no portal Secovi-SP desde seu lançamento, em 26/3. A publicação reúne dados de Inteligência de Mercado elaborados pelo Secovi-SP e em parceria com diversas entidades, indicadores econômicos e uma série de informações que orientam decisões estratégicas das empresas do setor.
Com amplo diagnóstico do mercado, o material também é fonte de consulta de instituições financeiras, acadêmicas, da imprensa e demais agentes do setor. Acesse e confira.
VP Gestão Patrimonial e Locação debate economia e rentabilidade
Em reunião mensal realizada dia 7/5, a vice-presidência de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, liderada por Adriano Sartori, esteve entre os assuntos da pauta a questão da baixa efetividade das fachadas ativas na capital paulista. Também foram recebidos representantes de duas empresas para falar de soluções para o setor.
Pela Desonera, Eduardo Ribeiro, diretor jurídico, e Natasha Ribeiro, diretora técnica, apresentaram estratégias para redução do IPTU e, por meio de casos reais, mostraram como a empresa tem transformado dívidas em economia e segurança jurídica para imóveis residenciais e comerciais. Além da economia, o serviço contribui para viabilizar negociações e valorizar ativos.
Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar, trouxe um panorama da rentabilidade no setor residencial. Em 2024, o rendimento bruto dos imóveis atingiu 19,1%, somando aluguel (6,2%) e valorização (12,9%). Segundo ele, investir em imóveis continua sendo uma escolha sólida, com desempenho superior a muitos ativos financeiros tradicionais.
Secovi-SP participa de encontro do mercado em Curitiba
O Secovi-SP estará presente no Cupola Summit 2025, que acontece nos dias 16 e 17/5, em Curitiba (Paraná), com programação dividida em quatro trilhas: Gestores, Incorporadores, Corretores de Imóveis e Marketing.
No primeiro dia, às 14h10, o vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing, Marcos Lopes, concede entrevista sobre “A visão do CEO da maior franquia de imóveis da América Latina”. Às 14h50, o economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, discute com players do setor “Estratégias para destravar o crédito imobiliário em um cenário de incertezas”.
O diretor de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP, Ricardo Paixão, estará no painel que encerra as atividades da sala Plenária Cupola 2 e vai debater “IA aplicada: como a inteligência artificial está moldando o futuro do imobiliário". Programação completa e outras informações no link abaixo.
Metrô prospecta unidades de HIS em área de expansão
O Metrô de São Paulo iniciou processo de Chamamento Público ao mercado imobiliário para apresentação de oferta de unidades habitacionais de interesse social. O objetivo é promover o reassentamento de população em situação de vulnerabilidade atingida pelas obras de expansão da Linha 15-Prata, em um raio de até 7 km.
A área abrange a região leste do Parque Boa Esperança, incluindo Jardim Três Marias, São Mateus, Sapopemba, Aricanduva, São Rafael e Jardim Iguatemi, e os bairros de Vila Matilde, Penha e Carrão.
Empresas interessadas podem verificar as condições de participação no Aviso de Republicação de 12/5, disponível no link a seguir.
FIQUE POR DENTRO
» A Prefeitura de São Paulo protocolou junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), em 14/5, o pedido de registro da 6ª distribuição de CEPAC (Certificados de Potencial Adicional de Construção) da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL). A informação consta de Fato Relevante divulgado ao mercado na edição do Diário Oficial do Município de hoje, 15/5.
» A partir de 1º/7, sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas como financeiras, poderão emitir Letras de Crédito Imobiliário (LCI), título privado destinado a fornecer dinheiro para a concessão de financiamentos de imóveis.
» A Resolução do Banco Central nº 471, que autoriza as emissões por esse tipo de instituição, foi aprovada pelo Banco Central na quinta-feira, 8/5. Em nota, o BC informou que as financeiras terão mais um instrumento de captação, com o potencial de incentivar o mercado de crédito imobiliário.
» O Ministério do Turismo instituiu a Subcâmara Temática sobre Condo-hotéis e empreendimentos similares e plataformas digitais de aluguel por temporada, no âmbito da Câmara Temática de Legislação Turística do Conselho Nacional de Turismo.
» Instituída por meio da Resolução nº 1, de 14/5, a Subcâmara tem como objetivo, dentre outros, discutir temas e propor medidas e encaminhamentos sobre normativos do ordenamento jurídico ligados a esses empreendimentos.
INDICADORES
📝O Banco Central divulgou hoje,13/5, a Ata da 270ª Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada, na qual o colegiado decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,75% ao ano. Veja a íntegra.
📈O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi de 0,43%, inferior à taxa de março (0,56%). No ano, o IPCA acumula alta de 2,48% e, nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,53%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
📈O Índice de Confiança do Consumidor subiu pelo segundo mês seguido em abril, após uma sequência de fortes quedas. A confiança empresarial se manteve relativamente estável. Confira a Síntese das Sondagens do IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).