Resumo Semanal Secovi-SP – 2 a 6 de setembro de 2024

Por um desenvolvimento urbano que não segregue

“Precisamos pensar São Paulo como metrópole, onde a maioria deve ter o direito de usufruir da sua infraestrutura; de viver em áreas centrais. Precisamos pensar o município para daqui a 30 anos. E rápido. Não temos tempo a perder.”

A frase é do presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, no artigo “Por um desenvolvimento urbano que não segregue”, publicado terça-feira, 3/9, no portal Caos Planejado. Luna assina também como colaborador do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq. Futuro do Insper.

LEIA A ÍNTEGRA

Secovi-SP participa de reunião do Conselho da ACSP

O presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, e o vice-presidente de Relações Institucionais, Basilio Jafet, participaram nesta quarta-feira, 4/9, do encontro Palavra das Entidades Representativas Parceiras do Conselho Consultivo, realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em sua sede.

Lideranças de mais de 30 instituições parceiras, representantes de diversos segmentos, compartilharam opiniões e contribuíram na definição de pautas e diretrizes do Conselho para os próximos meses. A Reforma Tributária também fez parte dos debates.

Reforma tributária em pauta na reunião do CDU

A reforma tributária esteve em pauta nesta quinta-feira, 5/8, na reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), coordenado por Caio Portugal, vice-presidente do Secovi-SP e presidente da Aelo, e integrado por associados das entidades e do SindusCon-SP.

O dirigente fez um relato sobre as iniciativas que têm sido desenvolvidas pelas entidades nos últimos sete anos. Destacou a intensa atuação até a aprovação do texto da regulamentação na Câmara dos Deputados, do qual ficaram de fora alguns pleitos do setor que estão em discussão na etapa do Senado.

Durante a reunião, também foram atualizados temas relevantes para os loteadores, como o recurso sobre APP de Restinga, que aguarda julgamento no STJ (Superior Tribunal de Justiça); alienação fiduciária (Provimento 172 do Conselho Nacional de Justiça); Graprohab (Digital, Integra e Cetesb), grupos de trabalho com a Cetesb e de estudo com a Sabesp, além da apresentação dos dados da pesquisa de loteamentos. 

 

 

Novo curso sobre formatação de áreas para habitação popular

A Universidade Corporativa Secovi-SP anuncia o lançamento do curso “Formatação de Áreas para Habitação Popular”, cujo objetivo é capacitar os profissionais envolvidos na aquisição, venda ou intermediação de terrenos destinados à incorporação imobiliária de empreendimentos econômicos participantes de programas habitacionais, como Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

O conteúdo programático traz informações sobre análise de documentação dos terrenos e de seus proprietários, legislação urbanística, elaboração de contratos de compra e venda ou permuta e linhas de financiamento disponíveis. O curso acontece de 7 a 28/10, às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas, em formato on-line, com transmissão ao vivo via Zoom. As inscrições para a primeira turma estão abertas, com condições diferenciadas para associados.

INFORME-SE

Vice-governador prestigia evento do Secovi-SP em Santos

A Regional do Secovi-SP em Santos promove encontro no dia 10/9, para debater a Reforma Tributária e os Impactos no Mercado Imobiliário. O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, prestigiará o evento e será recebido pelo diretor regional Carlos Meschini e o vice-presidente do Interior, Frederico Marcondes Cesar.

As mudanças propostas pelo setor e os possíveis efeitos da regulamentação aprovada na Câmara dos Deputados, dentre outros detalhes, serão apresentadas pelo advogado tributarista Rodrigo Dias, membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP, e Marcelo Luís Gonçalves, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica.

O evento acontece a partir das 18h30, no Summit Hotels. Mais informações e inscrições no link abaixo.

INFORME-SE

Diretor do Banco Central participa da Convenção Secovi-SP

 O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, debateu as “Perspectivas do crédito imobiliário no Brasil e de novos recursos (funding)”, com os presidentes da Abecip, Sandro Gamba, e executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, em painel da Convenção Secovi-SP mediado pelo economista-chefe da entidade, Celso Petrucci

Damaso disse que, olhando para frente, a poupança será um componente importante, mas não fará o crédito imobiliário deslanchar. “Temos de pensar em outras formas de funding para o setor”, afirmou, destacando alguns instrumentos que deverão contribuir para essa transição de fontes de recursos. Dentre outras, citou sobre LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) e CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

“O aspecto positivo é que, nos últimos 25 anos, conseguimos construir o arcabouço que será importante para esse movimento acontecer agora”, ressaltou, acrescentando que todos os títulos estão prontos, testados “e, principalmente, conhecidos pelo investidor brasileiro.”

SAIBA MAIS

Secovi-SP debate agenda ESG em dois eventos

Neste mês, o Secovi-SP tem presença confirmada em dois grandes eventos sobre a pauta ESG que acontecem na capital paulista. Os compromissos estão agendados para os dias 11/9, no Conecta Imobi, e 17/9, no “Fórum de Sustentabilidade – caminhos para engajamento dos líderes sustentáveis”.

A gestora de Sustentabilidade e ESG, Patricia Bittencourt representa o Secovi-SP nas duas iniciativas. No Conecta Imobi, será mediadora do painel “Construção off-site”, que acontece no Palco Tendências, a partir das 13h50, no Transamerica Expo Center. No Fórum, ela fará palestra sobre “O modelo ESG empresarial potencializando uma base ESG pública: é possível?”. O evento tem início às 9 horas, e será realizado no Teatro Cásper Líbero.

Secovi-SP recebe presidente de entidade de Sergipe

O presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, e o economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, receberam na sexta-feira, 30/8, o presidente do Secovi Sergipe, Gilmar Antonio dos Santos.

Aproveitando agenda em São Paulo, o dirigente esteve no Secovi-SP em busca de informações sobre as pesquisas de inteligência de mercado realizadas em São Paulo e em diversas cidades brasileiras, a fim de conhecer a metodologia utilizada e avaliar a possibilidade de adotar sistema semelhante. Também demonstrou interesse em saber mais sobre a gama de produtos e serviços que o Secovi-SP oferece aos associados, para estudar a implantação na entidade sergipana.

FIQUE POR DENTRO

» Publicada ontem, 2/9, a coluna mensal do vice-presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, na Folha Online, fala sobre o DNA urbano, um conceito inovador utilizado para descrever as características únicas da ambiência urbana, e os elementos fundamentais comuns de cada área urbana. Confira a íntegra do artigo “Cada cidade tem seu próprio DNA.

»A partir deste mês, a Regional do Secovi-SP em Sorocaba passa a atender em novo endereço, à Rua Clodomiro Paschoal, 187, no Jardim Paulistano. Em agosto, a Regional de São José do Rio Preto também mudou, passando a atender na Rua Boa Vista, 1.039, no Jardim Boa Vista.

INDICADORES

📈 O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,4% no segundo trimestre, comparado ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. O melhor resultado foi da Indústria (1,8%), seguida por Serviços (1,0%). A Agropecuária recuou 2,3%.

📈 O crescimento na Indústria se deve aos desempenhos positivos das atividades de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (4,2%), Construção (3,5%) e das Indústrias de Transformação (1,8%). O IBGE divulgou hoje, 3/9, os dados do PIB.

📈 A Confiança Empresarial (ICE) avançou em agosto pelo quarto mês consecutivo. Entretanto, dos 49 segmentos acompanhados, 23 apresentaram alta e 24 registraram queda.

📈 O Índice de Confiança do Consumidor também subiu, mas permanece abaixo do ICE. Veja a íntegra da Síntese das Sondagens feitas pelo IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

📈 A taxa de desocupação no trimestre encerrado em julho foi de 6,8%, com recuo de 0,7 ponto percentual frente ao trimestre de fevereiro a abril (7,5%). Os dados são da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada dia 30/8, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).