
Resumo Semanal Secovi-SP – 23 a 27 de junho de 2025
Secovi-SP é recebido pela imprensa em Santos
O presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, e o economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, estiveram em Santos nesta quarta-feira, 25/6, onde cumpriram agenda de entrevistas e encontros de relacionamento com a imprensa local.
Pela manhã, o presidente executivo esteve na Santa Cecília TV, onde gravou o programa Construbusiness. À tarde, ele retornou à emissora para participar, ao vivo, do programa Ponto de Vista.
A agenda incluiu ainda visita e entrevista ao Grupo A Tribuna.
Em pauta, análise do panorama político e econômico nacional, reforma tributária, cenário do mercado imobiliário e perspectivas, recursos e linhas de crédito imobiliário, programa Minha Casa, Minha Vida, dentre outros temas.
Secovi-SP promove Encontro de Gerações
Os vice-presidentes do Secovi-SP Claudio Bernardes e Ricardo Yazbek (Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano) foram os convidados de mais uma edição do Encontro de Gerações, iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da entidade, coordenado por Rodrigo Abrahão.
Realizado nesta quarta-feira, 25/6, o bate-papo informal com a nova geração de empreendedores foi marcado por relatos sobre o ingresso e a trajetória de ambos no mercado imobiliário e no Secovi-SP, que inclui mandatos como presidentes da entidade. Memórias inspiradoras e curiosas, pontuadas por fatos históricos do Brasil e conquistas do setor.
O encontro foi mediado por Moira Toledo, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, contou com a participação do presidente executivo, Ely Wertheim, e a presença do ex-presidente Flavio Amary.
VP de Gestão Patrimonial e Locação debate perspectivas do varejo
Em reunião mensal realizada nesta quarta-feira, 25/6, a vice-presidência de Gestão Patrimonial e Locação (VPGPL) do Secovi-SP, liderada por Adriano Sartori, recebeu associados e especialistas para debater perspectivas do varejo, desafios jurídicos e atualizações de mercado, dentre outros temas.
A equipe de Economia da entidade apresentou dados de inteligência de mercado, enquanto Jaques Bushatsky, membro do Conselho Jurídico, analisou o PL 239/2023, que tramita no Legislativo da capital paulista e propõe modernizações na Lei Cidade Limpa.
Entre os convidados, Analucia Zuliani Réa, head do departamento jurídico do Atacadão, compartilhou sua experiência na gestão dos portfólios do grupo, com mais de 200 imóveis próprios e cerca de 190 locados. Victor Hirata, gerente sênior de Retail Services da CBRE, falou sobre fachadas ativas e ressaltou a importância da visão estratégica na concepção de projetos, a fim de manter a atratividade ao longo dos anos.
Aprovada MP que destina recursos do Pré-Sal para Habitação
A Comissão Mista do Congresso Nacional aprovou, na terça-feira, 24/6, a Medida Provisória nº 1.291, de 23 de junho de 2025, que aprimora os mecanismos do Fundo Social do Pré-Sal. A MP, que altera a Lei nº 12.351/2010, incorpora mudanças relevantes para a aplicação dos recursos do Fundo Social, priorizando áreas estratégicas, como Habitação de Interesse Social, Infraestrutura Social e Infraestrutura Hídrica.
O texto assegura que famílias elegíveis ao Minha Casa, Minha Vida serão contempladas nos programas e projetos financiados pelo Fundo Social, reforçando uma nova fonte de alocação de recursos para a habitação.
Para o Secovi-SP, a MP viabiliza a Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, que atenderá a classe média, e reduz a pressão por recursos adicionais sobre o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o FGTS, complementando o funding habitacional. O texto segue para apreciação dos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, seguida pela sanção presidencial.
Secovi-SP discute financiamento imobiliário e funding
O Secovi-SP realizou nesta segunda-feira, 23/6, em sua sede, reunião extraordinária sobre financiamento imobiliário e funding, exclusiva para associados da entidade. Estiveram presentes integrantes do CEI (Comitê Estratégico de Incorporação), do GEIS (Grupo de Empresas Incorporadoras do Secovi-SP), da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos (VPITU), e membros da diretoria (capital e interior).
O encontro contou com apresentações e análises de três convidados. O cenário atual e as projeções para o crédito imobiliário pautaram a apresentação de Sandro Gamba, presidente da Abecip (Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Gustavo Cambauva, da área de Equity Research do BTG Pactual, falou sobre funding alternativo, e Victor Senra, da Brio Investimentos, fez uma exposição sobre CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários) na produção de empreendimentos imobiliários.
Secovi-SP fornece dados estratégicos a associados
O Secovi-SP passa a divulgar dados estratégicos de Inteligência de Mercado produzidos pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade.
As informações, exclusivas para empresas associadas, serão compartilhadas mensalmente. A primeira versão, enviada nesta segunda-feira, 23/6, inclui estudos e simulações sobre Funding e Financiamento Imobiliário.
» ACESSE
MoviMente Secovi-SP prorroga prazo de inscrições
As inscrições para o MoviMente Secovi-SP 2025 foram prorrogadas até 27/6. O concurso premia startups que ofereçam soluções inovadoras para o mercado imobiliário nas categorias Construtech e Proptech.
Neste ano, será concedida menção honrosa para Greentechs, propostas com foco em sustentabilidade, combate às mudanças climáticas e inclusão socioambiental.
Iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Secovi-SP, o MoviMente conecta startups com empresas do mercado imobiliário. Consulte no link abaixo critérios de participação, regulamento, mais informações e inscrições.
FIQUE POR DENTRO
📹Para facilitar o acesso ao conteúdo exclusivo para associados do portal, o Secovi-SP disponibiliza um vídeo com tutorial que explica passo a passo como efetuar o cadastro. Acesse aqui para conferir e cadastre-se.
📄A newsletter Secovi-SP Informa passa a circular às quartas-feiras. O informativo semanal traz atualizações sobre iniciativas, produtos e serviços do Secovi-SP, além de notícias do universo imobiliário. Para receber, basta assinar gratuitamente no portal.
INDICADORES
📈 O Banco Central publicou na terça-feira, 24/6, a Ata da 271ª Reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada na semana passada, na qual a taxa básica de juros foi elevada em 0,25 ponto percentual, para 15,00% ao ano.
📈 O documento informa que, se confirmado o cenário esperado, o Comitê poderá antecipar a interrupção no ciclo de alta de juros, a fim de examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado. Leia a íntegra da Ata.
📈 O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou alta de 0,96% em junho, acima da taxa de 0,26% observada no mês anterior. A tendência de aumento nos custos do setor é reforçada pela taxa acumulada em 12 meses, que atingiu 7,19%.
📈 O INCC-M, medido pelo IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
📈 O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,7 ponto em junho, para 94,0 pontos, interrompendo quedas observadas nos dois meses anteriores. Na média móvel trimestral, o índice voltou a cair (0,4 ponto) pela sexta vez consecutiva. Os dados são do IBRE/FGV.
📈 O IGMI-R (Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial) subiu 1,44% em maio, ficando acima da variação de abril (0,86%). Em 12 meses, o índice avançou de 10,63% para 11,36%, mantendo a trajetória de valorização dos imóveis residenciais.
📈Os dados, que abrangem 10 capitais brasileiras, foram divulgados nesta terça-feira, 24/6, pela Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
📈 O Índice de Confiança do Consumidor registrou queda de 0,8 ponto, para 85,9 pontos em junho, após três meses seguidos de alta. Em médias móveis trimestrais, o ICC subiu 0,5 ponto, para 85,8 pontos.
📈 O Índice de Situação Atual caiu 1,1 ponto neste mês, para 82,9 pontos. O Índice de Expectativas cedeu 0,4 ponto, para 88,7 pontos. O indicador é medido pelo IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).