
Resumo Semanal Secovi-SP – 24 a 28 de fevereiro de 2025
Secovi-SP alerta para riscos de ampliar saques do FGTS
O Secovi-SP manifestou, por meio de nota à imprensa, preocupação com propostas em discussão no Congresso Nacional que ampliam as possibilidades de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), incluindo a liberação de saldos retidos do saque-aniversário.
A entidade defende que qualquer medida relacionada ao Fundo de Garantia seja cuidadosamente avaliada, considerando seus impactos financeiros e atuariais, para preservar sua vocação de proteção ao trabalhador e o acesso à casa própria. A manifestação também foi compartilhada com associados por meio de comunicado, nesta quinta-feira.
» ÍNTEGRA
Secovi-SP e concessionárias discutem otimização de processos
A vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP organizou na quarta-feira, 26/2, uma reunião com as principais concessionárias do setor (Sabesp, Comgás e Enel), com o objetivo de apresentar propostas de aprimoramento no sistema de atendimento às administradoras de condomínios e locação associadas.
O encontro teve como foco a otimização dos processos, visando maior eficiência, agilidade e redução do tempo de resposta. Foram discutidas estratégias para facilitar a comunicação e melhorar o fluxo de atendimento, com soluções que possam atender de forma mais ágil as demandas das administradoras.
Secovi-SP recebe CEO e diretoria do grupo Schindler
O CEO do Schindler Group, Paolo Compagna, e membros do board global, das Américas, da América Latina e do Brasil da companhia foram recebidos pela diretoria do Secovi-SP nesta terça-feira, 25/2, em reunião-almoço na sede da entidade.
O encontro contou com a presença do presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, e foi coordenado pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Basilio Jafet, que falou sobre a relação de longa data com o grupo e a parceria em diversas iniciativas, destacando o permanente apoio de Flavio Silva (head América Latina) ao setor.
Jafet fez uma breve apresentação sobre o cenário econômico nacional e os números do mercado imobiliário na cidade de São Paulo, seguida de comentários e troca de informações entre diretores do Secovi-SP e do grupo Schindler.
Secovi-SP apresenta pesquisa de 41 cidades do Interior
Nesta quarta, 26/2, das 10 às 11 horas, em evento on-line, serão divulgados os dados do mercado imobiliário de 41 cidades do Interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo, referentes ao 4º trimestre de 2024.
O vice-presidente do Interior, Frederico Marcondes Cesar, coordena a iniciativa, que contará com apresentações e análises do economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, e do sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica, Guilherme Werner. Interessados em conferir informações sobre o desempenho do mercado imobiliário em cidades situadas nos principais polos econômicos do Estado podem se inscrever no link a seguir.
Secovi-SP e SDUH explicam programa Bairro Paulista
Em evento no dia 6/3 (quinta-feira), Secovi-SP e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH) apresentam a associados o caderno técnico e as aplicações para empreendimentos imobiliários no âmbito do programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis.
O programa tem como objetivo qualificar projetos de melhorias nos municípios com foco na preservação do meio ambiente, mobilidade e combate às mudanças climáticas.
O presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, e o secretário da SDUH, Marcelo Branco, prestigiam a iniciativa, que acontece das 15 horas às 16h30, no Milenium Centro de Convenções (sede da entidade). A participação é gratuita, mas requer inscrição antecipada no link abaixo.
FIQUE POR DENTRO
» Dados de pesquisa realizada trimestralmente pelo Secovi-SP em parceria com a CBRE apontam crescimento no mercado de locação de escritórios da cidade de São Paulo em 2024. E a tendência mundial de retorno ao trabalho deve impulsionar a demanda neste ano. O assunto é analisado na Coluna Secovi-SP, publicada no Estadão desta quarta-feira, 26/2. Leia.
» Na quinta-feira, 6/3, Secovi-SP e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH) apresentam, em evento gratuito e exclusivo para associados, o caderno técnico e as aplicações para empreendimentos imobiliários do programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis. O programa visa qualificar projetos de melhorias nos municípios com foco na preservação do meio ambiente, mobilidade e combate às mudanças climáticas. Inscreva-se.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário do Interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo – 2024
📊 Relatório completo
INDICADORES
📈 Cerca de 7,2 milhões de pessoas estavam desocupadas no País, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada hoje, 27/2, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
📈 A taxa de desocupação no Brasil atingiu a 6,5% no período, com aumento de 0,3 ponto percentual (p.p.) em relação à taxa registrada no trimestre de agosto a outubro do ano passado (6,2%).
📈 O país Brasil registrou um saldo de 137.303 empregos formais em janeiro de 2025, segundo dados do Novo Caged divulgados ontem, 26/2, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
📈 O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 1,06% em fevereiro. Com o resultado, o índice acumula alta de 1,33% no ano e de 8,44% nos últimos 12 meses. Os dados são do IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).
📈 Em fevereiro, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,51. O resultado ficou abaixo da variação observada no mês de janeiro, de 0,71%.
📈 Houve movimentação distinta na variação dos três grupos que compõem o índice, na passagem de janeiro para fevereiro: Materiais e Equipamentos repetiu a taxa do mês anterior, de 0,43%; Serviços avançou de 0,41% para 0,68%; e o grupo Mão de Obra recuou de 1,13% para 0,59%.
📈O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 1,23% em fevereiro, 1,12 ponto percentual (p.p.) acima da taxa apurada em janeiro (0,11%). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,34% e, nos últimos 12 meses, a variação foi de 4,96%. As informações são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
📈O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou alta de 0,51% em fevereiro, ficando abaixo da variação de 0,71% observada no mês anterior. No acumulado em 12 meses, a taxa atingiu 7,18%. Os dados foram divulgados hoje, 25/2, pelo IBRE-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).
📈O Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV IBRE caiu 0,6 ponto em fevereiro, para 94,3 pontos (pts.), menor nível desde março de 2022 (93,5 pts.). Na média móvel trimestral, o índice recuou 0,6 ponto.
📈A queda da confiança no mês resultou da piora na percepção sobre o momento atual. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) recuou 2,1 pontos, para 93,7 pontos. O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 1,0 ponto, alcançando os 95,2 pontos.