
Resumo Semanal Secovi-SP – 3 a 7 de fevereiro de 2025
VPITU do Secovi-SP recebe Mansueto Almeida
Em sua primeira reunião do ano, nesta quinta-feira, 6/2, a vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos (VPITU) do Secovi-SP, liderada por Emilio Kallas, recebeu o economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, para uma análise sobre o cenário nacional e internacional, bem como projeções para 2025.
Estiveram presentes o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, o head do BTG Pactual Advisors, Guilherme Pini, ex-presidentes, vice-presidentes, diretores e associados da entidade.
Além da apresentação do convidado, a reunião foi pautada pela discussão de temas relevantes, como funding, taxas de juros, assuntos urbanísticos e atualização dos números do mercado imobiliário, dentre outros.
Secovi-SP participa de encontro com investidores
O presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, esteve reunido hoje, 6/2, com investidores do UBS BB, banco de investimento que alia o alcance global do UBS Investment Bank e o local do Banco do Brasil.
Acompanhado do economista-chefe, Celso Petrucci, o presidente apresentou o balanço do mercado imobiliário de São Paulo em 2024, dados do interior do Estado e nacionais, cenário macroeconômico, crédito imobiliário, entre outros, e esclareceu dúvidas da equipe do banco e de investidores.
Encontro nos mesmos moldes acontece na próxima segunda-feira, 10/2, a convite do BTG Pactual.
Secovi-SP apresenta balanço de 2024
O Secovi-SP divulgou o balanço do mercado imobiliário da cidade de São Paulo em 2024 na manhã de ontem, 5/2, em coletiva de imprensa on-line acompanhada também por associados. No ano, lançamentos e vendas registraram recorde histórico: 104,4 mil unidades lançadas e 103,3 mil unidades comercializadas.
O segmento econômico (Minha Casa, Minha Vida) foi destaque em vendas (57,5 mil unidades) e lançamentos (65,9 mil unidades). O mercado de médio e alto padrão respondeu por 45,8 mil unidades vendidas e 38,6 mil unidades lançadas em 2024.
Os dados foram apresentados pelo presidente executivo, Ely Wertheim, e o economista-chefe Celso Petrucci, que também fizeram projeções para 2025. Acesse aqui a íntegra da apresentação. O vídeo completo da coletiva está disponível no link abaixo.
» ASSISTA
Podcast Secovi-SP destaca Rodrigo Luna
O presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, conversa com Ely Wertheim (presidente executivo) e com Moira Toledo (vice-presidente) sobre liderança, sustentabilidade, responsabilidade social e inovação no setor imobiliário. Luna compartilha sua visão sobre educação, políticas públicas e colaboração entre setor privado e público para reduzir desigualdades sociais e transformar o mercado imobiliário e a sociedade. O episódio já está disponível no YouTube e no Spotify.
Secovi-SP apresenta balanço do mercado em 2024
Nesta quarta, 5/2, o Secovi-SP realiza webinar para divulgação do Balanço do Mercado Imobiliário do Estado de São Paulo, incluindo Capital, Região Metropolitana, Interior e Litoral em 2024 e as perspectivas para 2025.
Os presidentes do Secovi-SP, Rodrigo Luna e Ely Wertheim (executivo), e o economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, apresentam e comentam os resultados, traçam um panorama do mercado imobiliário nacional e trazem informações sobre macroeconomia e crédito imobiliário. Aberta a associados, a coletiva de imprensa acontece em formato on-line, a partir das 10 horas.
Secovi-SP divulga dados de locação de escritórios
O mercado de escritórios em São Paulo encerrou 2024 com o segundo maior volume anual de absorção bruta da história e uma absorção líquida 90% superior ao ano anterior.
No 4º trimestre de 2024, em particular, o volume de novas locações atingiu 259 mil m², um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023, marcando o maior volume trimestral de absorção bruta dos últimos 5 anos.
Os dados são da Pesquisa e Análise do Mercado de Locação de Escritórios, realizada pelo Secovi-SP em parceria com a CBRE.
» CONFIRA
FIQUE POR DENTRO
» O estudo que traz esclarecimentos sobre a regulamentação da reforma tributária na área de locação (residencial e não residencial) são tema da Coluna Secovi-SP desta semana, publicada na edição desta quarta-feira, 5/2, do jornal O Estado de S. Paulo. O conteúdo da ‘cartilha’ é exclusivo aos associados. Clique aqui e acesse!
INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário da cidade de SP | Dezembro 2024
INDICADORES
📈 O Banco Central divulgou hoje, 4/2, a Ata da 268ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada (dias 28 e 29), na qual decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic) em 1,00 ponto percentual, para 13,25% a.a.
📈 Conforme o documento, a decisão implica na suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego. Em se confirmando o cenário esperado, o Comitê prevê ajuste de mesma magnitude na próxima reunião, em março. Veja a íntegra.
📈 A taxa de desocupação atingiu 6,2% no trimestre encerrado em dezembro, apresentando estabilidade em relação ao trimestre de julho a setembro (6,4%). Com o resultado, a taxa média anual do índice foi de 6,6% em 2024.
📈 Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada na sexta-feira, 31/1, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
📈 Houve redução de 1,1 milhão de pessoas no contingente de população desocupada média em 2024 (7,4 milhões) frente a 2023 (8,5 milhões).
📈 Já a população ocupada média em 2024 foi recorde na série histórica, com 103,3 milhões de pessoas, resultado 2,6% acima de 2023 (100,7 milhões).
📈 O nível médio de ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar também cresceu e chegou a 58,6% em 2024, maior patamar da série histórica e 1,0 p.p. maior do que em 2023 (57,6%).