No dia 26/9, reunião conjunta da vice-presidência de Habitação Econômica (VPHE) do Secovi-SP e do Comitê de Habitação Popular do SindusCon-SP, liderada por Daniela Ferrari, contou com a presença do vereador Rodrigo Goulart, e do presidente executivo da entidade Ely Wertheim; na sede do Secovi-SP, além da participação on-line da arquiteta e urbanista Camilla Almeida, supervisora de Programas da ONU Habitat, que representou a diretora executiva da instituição, Anacláudia Rossbach.
Camilla destacou a importância da organização da ocupação urbana nas cidades e chamou a atenção para o aumento das áreas urbanas, que já abrigam 55% da população mundial. “Esse número deve crescer para 68% até 2050”, apontou Camilla, que também mostrou três iniciativas voltadas às comunidades vulneráveis.
O vereador Rodrigo Goulart destacou a importância da atuação do setor, especialmente do Secovi-SP, para o avanço da legislação urbanística e produção de empreendimentos de habitação econômica. “Nós temos de entregar os recursos nas mãos de quem sabe fazer. Tem muitas empresas que não produziam habitação de interesse social e agora já estão fazendo”, salientou o vereador.
O economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, fez uma apresntação dos dados do mercado imobiliário na cidade de São Paulo, destacando os números de lançamentos e vendas das unidades habitacionais enquadradas no programa Minha Casa, Minha Vida.