Desde o início deste ano, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos deu início às obras de revitalização da área central da cidade, que envolvem operações na avenida São José, avenida Madre Tereza, rua Rui Dória, travessa João Dias, praça Padre João (Igreja Matriz) e avenida Nove de Julho.

As intervenções, que têm chamado a atenção da população, têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana na cidade, devolver a região central aos munícipes e também valorizar o comércio e habitação locais.

Nas avenidas São José e Madre Tereza, regiões mais polêmicas do projeto, a área de intervenção é de aproximadamente 1,2 quilômetro e tem como proposta a requalificação dos passeios, com implantação de bancos, decks de contemplação, iluminação com barras de LED, quiosques e ciclovia.

Segundo o vice-presidente do Interior e diretor Regional do Secovi na RM do Vale do Paraíba, Frederico Marcondes César, “a população tem questionado bastante a construção dos quiosques no Banhado, uma vez que eles prejudicariam uma das características mais marcantes da avenida, a possibilidade de contemplação da natureza local. Alguns pontos do projeto são voltados exatamente para essa característica, como os decks, ciclofaixa, bancos, entre outros. Já a construção dos quiosques pode representar um obstáculo na visão de quem passa pela região”, afirmou.

Na rua Rui Dória está sendo instalado um boulevard junto à avenida São José e a calçada está sendo alargada para trazer mais movimentação noturna ao local. Na altura do Cine Teatro Benedito Alves foi implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz. Outras alterações previstas no projeto são de nivelamento de passeio, novo layout de pisos, bancos para descanso, iluminação, paisagismo, áreas destinadas aos pedestres, implantação de mobiliários urbanos, recuperação de chafariz, etc.

Já na Avenida 9 de Julho, outra região que está gerando polêmica entre moradores e comerciantes, está sendo implementada um ciclovia e o canteiro central foi realocado. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha, será instalado ainda um deck de madeira, com equipamentos de apoio como bancos, bebedouro e paraciclos.