Salários mais atrativos, desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida e menor custo de moradia. Esses são alguns dos aspectos que cada vez mais têm levado os paulistanos e moradores de regiões metropolitanas para cidades do interior. As regiões de São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Bauru estão se transformando em boas opções de investimento e escolha para mudança de vida.

Longe das dificuldades encontradas nos grandes centros, os novos parques tecnológicos do interior seduzem empresários e trabalhadores que buscam segurança e qualidade de vida.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, há uma grande procura por condomínios horizontais devido às altas temperaturas registradas na cidade. Os termômetros chegam frequentemente aos 40 graus na região. E a razão do forte calor deve-se a distância do mar e da pouca influência da brisa marítima, o que torna o calor intenso e o ar mais seco.

Os condomínios horizontais têm feito crescer o mercado de dois dormitórios e a tendência deve prosseguir em 2015. “Nossa cidade está localizada numa área estratégica. Por ser o último grande município antes de sair do Estado de São Paulo, tem polos tecnológicos e industriais de grande porte”, comenta Alessandro Nadruz, diretor da Regional do Secovi em São José do Rio Preto.

O diretor está animado com as perspectivas para esse ano e acredita que as dificuldades de 2014 ficarão para trás. “Houve uma grande desvalorização de preços no passado, mas agora o momento é de adequação. Com isso, o consumidor terá mais e melhores oportunidades, o que deve impulsionar o mercado imobiliário da região no próximo ano”, analisa.

Segundo Nadruz, a atenção especial é dada à segurança. “Todos aqui investem na área, baseando-se no tripé Equipamentos tecnológicos, Preparação de equipe e Orientação aos moradores. Este trabalho tem surtido muito resultado e melhorado a segurança na cidade. Além disso, com a ampliação do uso, a tecnologia está ficando cada vez mais acessível à população”, diz.