A cidade de São Paulo candidatou-se e foi eleita para sediar em 2012 o encontro internacional anual do SBCI (da sigla em inglês Sustainable Buildings and Climate Initiative), cujo objetivo é analisar, debater e propor ações para reduzir o impacto da construção de empreendimentos no meio ambiente.
“Vinculado ao Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), da ONU, o SBCI congrega os stakeholders chaves do setor da construção civil (indústria, negócios, governo, autoridades locais, instituições de pesquisa, universidades, especialistas e ONGs) e trata especificamente da sustentabilidade em assuntos relacionados à edificação e ocupação urbana, especialmente no que diz respeito à preservação de recursos naturais, disseminação de conhecimentos e implantação de novas tecnologias para promover as melhores práticas na área”, afirma o presidente do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), Marcelo Takaoka.
Na conferência em São Paulo, a organização vai reunir os mais importantes nomes do setor em âmbito mundial para discutir soluções, haja vista que a construção civil é responsável por parcela significativa das emissões globais de CO2.
O CBCS será anfitrião do encontro, realizado em parceria com o Secovi-SP, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e o Ministério das Cidades, com apoio do SESC-SP.
“O evento acontece num momento muito oportuno, uma vez que antecede a Rio + 20, Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, programada para junho de 2012, no Rio de Janeiro. São grandes as chances de o setor imobiliário levar alguma proposta concreta para essa grande discussão global sobre o futuro do planeta e de todos nós”, considera o vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP, Ciro Scopel.