Governo estadual fornece cardápio de soluções para que os 645 municípios paulistas se desenvolvam com sustentabilidade

Projeto piloto, em Araçoiaba da Serra, transformou terreno vazio na Praça do Convívio, e 150 projetos estão previstos para este ano
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Marcelo Branco, e o presidente-executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, oficializaram, em 6/3, a adesão da entidade ao programa Bairro Paulista – Cidades Melhores. Com foco na preservação ambiental e na mobilidade ativa, o programa visa melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população.
Um caderno de tipologias modular dá suporte às prefeituras para tornar as cidades mais sustentáveis e resilientes, via execução de projetos como praças, parques, ciclovias, melhorias na drenagem urbana, implementação de infraestruturas verdes e bioengenharia.
No encontro, na sede do Secovi-SP, o assessor de planejamento da SDUH, Eduardo Trani, apresentou os eixos de tipologias já disponíveis “Com o caderno, é possível fazer os projetos mais celeremente, em parceria com as prefeituras”, disse.
Para o Secovi-SP, a inovadora e louvável iniciativa do governo de São Paulo é decisiva para Secretaria de Habitação de São Paulo o desenvolvimento urbano sustentável, oferecendo um roteiro de obras úteis e de rápida execução, soluções que o setor pode agregar aos seus empreendimentos.
“Acreditamos que essas melhorias nas regiões e na vida das pessoas só irão acontecer com boas parcerias. Com o apoio do Secovi-SP, temos condições de mudar a realidade dos municípios”, adicionou Marcelo Branco, que levou o programa ao último MIPIM, maior congresso mundial de habitação e mercado imobiliário, realizado de 11 a 14 de março, em Cannes.