Crescimento das vendas on-line fortalece demanda por espaços para armazenamento e distribuição bem localizados
A inda que o cenário econômico esteja bastante volátil, é hora de acreditar na expansão do setor de condomínios logísticos e acelerar os projetos.Segundo estudo da Grand View Research, de 2022 a 2030, o mercado global de e-commerce B2B (business to business) deve registrar crescimento anual de quase 20%.
No Brasil, dados da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce nacional, registram que o comércio digital subiu 12,6% no primeiro trimestre deste ano. Em comparação com os três primeiros meses de 2021, o volume de pedidos teve elevação de 14%.
O incremento das vendas on-line, refletido principalmente pela pandemia, levou a um aumento na demanda por espaços de armazenagem e distribuição, principalmente aqueles com boa localização e adequados à logística, com facilidade de acesso às principais rodovias do País. Isso ocasionou um verdadeiro boom no mercado de galpões e condomínios logísticos.
Para atender ao aumento da demanda, o segmento de galpões logísticos estuda estratégias de expansão. Os prognósticos são animadores, haja vista que estamos diante de um caminho sem volta. Afinal, nenhuma empresa irá renunciar aos ganhos obtidos com o processo de transformação digital.
Após dois anos de recordes de entregas de armazéns e locações, entendemos que este é um momento de oportunidade e de incremento, que deve se intensificar nos próximos meses.
Assim, talvez seja exagero dizer que o céu é o limite. Porém, este segmento de mercado, com produtos bem pensados e bem posicionados, tem ainda espaço para crescer. E muito!