Um objeto é arremessado de um condomínio e fere uma pessoa que passa na via pública. De quem é a responsabilidade? Houve um furto na garagem do prédio, o condomínio deve responder por isso? Em uma ação trabalhista, o condomínio pode ser responsabilizado por assédio moral ou sexual? Essas e outras perguntas foram abordadas durante a palestra “Responsabilidade Civil no Ambiente Condominial”, que reuniu no dia 22/8 mais de 120 profissionais de Sorocaba e Região.

Promovido pela Regional Sorocaba do Secovi-SP e ministrado pelo advogado especializado em Direito Civil e Direito Imobiliário Empresarial pela Universidade Secovi, João Paulo Rossi Paschoal, o evento tratou também de temas como inadimplemento das obrigações e deveres do síndico, novo Código de Processo Civil (CPC), atos ilícitos, abuso de direito, indenizações decorrentes das relações do trabalho, privacidade nos condomínios e furtos na garagem.

Segundo o diretor Regional do Secovi em Sorocaba, Guido Cussiol Neto, as mudanças no mercado são constantes e, por essa razão, é importante que os profissionais da área estejam sempre se atualizando. “A presença massiva do público neste evento mostra que o nosso setor está buscando se aprimorar cada vez mais”, destacou. A diretora de Condomínos da entidade no município, Cleusa Bersi, também esteve presente. 

Para administradora de condomínio Denise Izidorio, o debate trouxe informações relevantes tanto para os síndicos, quanto para os administradores de condomínios. “Adorei a palestra, apesar de ser um tema técnico, o palestrante foi bastante didático e trouxe informações que vão agregar em nosso dia a dia”, observou.