Além informações da pesquisa e análise do ambiente macroeconômico, encontro contou ainda com explanação sobre oportunidades de programas habitacionais estadual e federal

 

O Secovi-SP realizou na segunda-feira, 15 de abril, mais uma edição do Encontro Mercado Imobiliário de Piracicaba, no auditório da Frias Neto Consultoria de Imóveis. O evento contou com palestras de Guilherme Werner, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica e de Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação Econômica no Secovi-SP.

Em sua saudação, o vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes Cesar, ressaltou o importante papel da entidade na disseminação de informação e de conhecimento, bem como de criar relacionamento. “O Secovi oferece inúmeros serviços, dentre os quais, a pesquisa do mercado do interior paulista. Hoje, dos 645 munícipios, são pesquisados 41, o que corresponde a 15,7 milhões de habitantes e 48% da população do interior de São Paulo”, afirmou. Ele disse ainda que a pesquisa aponta não só o panorama do momento, mas também as tendências de mercado, o que representa uma ferramenta “extremamente valiosa” para o incorporador imobiliário.

“Como agentes de desenvolvimento do setor, é essencial fazer parte da divulgação de dados tão importantes para a decisão dos empreendedores, do poder público, de investidores e para auxiliar o consumidor a tomar a escolha mais assertiva”, disse o diretor regional do Secovi-SP em Piracicaba, Angelo Frias Neto.

Daniela Ferrari, Werner e Angelo Frias Neto

Werner apresentou e analisou os dados da pesquisa de mercado, realizada em parceria com o Secovi-SP, destacando o cenário positivo para a compra de imóveis em 2024. Segundo ele, a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a manutenção da taxa Selic e o IPCA estável representam um ambiente econômico favorável para a aquisição da casa própria.

Daniela Ferrari fez uma explanação sobre os programas Casa Paulista (estadual) e Minha Casa, Minha Vida (federal), que se complementam e geram diversas possibilidades para a solução das questões habitacionais, especialmente para famílias de baixa renda.

Segundo ela, a política inovadora do Casa Paulista teve tamanha assertividade que influenciou vários Estados e municípios a adotarem modelo semelhante, comprovando que políticas que possuem esta vertente, inclusivas, movimentam o mercado por meio do acesso das famílias de baixa renda à moradia.

Prestigiaram o evento o prefeito Luciano Almeida, o ex-prefeito Barjas Negri, os deputados estaduais Helinho Zanatta e Alex de Madureira, além de Juliano Dorizoto, diretor comercial da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Alfredo Freitas, presidente da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliária).

As apresentações de Daniela Ferrari e Guilherme Werner estão disponíveis para download. Clique aqui.