O Secovi-SP divulgou na última quinta-feira, dia 24, o primeiro Estudo de Mercado de Piracicaba, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). A pesquisa foi apresentada aos jornalistas, empresários e representantes do setor, que puderam conferir o cenário atual do mercado de uma das cidades mais promissoras do Interior paulista. Os resultados também foram apresentados no Encontro de Mercado, que acontece anualmente, para profissionais do mercado imobiliário de Piracicaba, além de, associados e autoridades do município.
Acompanhando as tendências das demais cidades do Interior, a maior participação tanto em vendas como em lançamentos são os imóveis considerados econômicos, unidades de 2 dormitórios com valores estimados em até R$ 145 mil reais. Foram 2.897 lançamentos e 2.581 unidades comercializadas dentro do período. Os números mostram, mais uma vez, a forte influência do Programa Minha Casa, Minha Vida. O benefício concedido pelo governo federal também foi o grande responsável pelo impulso nas vendas dessa faixa do mercado em diferentes cidades do Interior.
O comportamento do mercado na região mostra o desempenho de vendas dos imóveis de 2 dormitórios econômicos,responsáveis por 48,7% do todo. Já os imóveis de 2 dormitórios acima de R$ 145 mil reais participaram com 20,3%. Os modelos de 3 dormitórios tiveram participação de 18,3%, enquanto as unidades de 4 e 1 dormitório econômico tiveram desempenho de 4,9% e 3,0%, respectivamente.
Os percentuais em vendas e lançamentos se equiparam no período. Os imóveis de 2 dormitórios econômicos somaram o maior número de lançamentos. Já as unidades de 3 e 2 dormitórios representaram, respectivamente, 20,9% e 20,1% das ofertas de mercado. Os modelos de 4 dormitórios participaram com 5,4%, seguidos por 1 dormitório, com 4,9%, e 1 dormitório econômico, com 2,5%.
“Nossa região apresenta desenvolvimento de mercado pontual e expressivo para o setor. A pesquisa nos traz um panorama amplo e indica que o mercado de Piracicaba acompanha as demais regiões e o restante do País com desenvoltura”, ressalta Angelo Frias Neto – Conselheiro Representante de Piracicaba na Regional do Secovi em Campinas e Presidente da ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.
A região acompanhou o mercado de outras cidades do Interior do Estado, que apresentaram adequação de preços no setor. “Temos um comportamento muito parecido em diferentes cidades do Interior de São Paulo. Isso mostra que estamos acompanhando, num primeiro momento, a economia nacional. E agora cada região se acomoda em seu próprio mercado regional”, finaliza Flavio Amary, vice-presidente do Interior do Secovi-SP e diretor da regional de Sorocaba.
A cidade de Piracicaba aponta um crescimento notável devido a sua demanda habitacional na região, o que a torna estratégica para ser inserida pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no Estudo de Mercado já realizado em diferentes cidades do Interior.
Confira a íntegra do Estudo