Durante webinar, foram apresentados dados de lançamentos, vendas, estoque, valor de m² , entre outros dados do 2º trimestre de 2024
Na manhã desta quinta-feira, 26/9, o Secovi-SP divulgou a Pesquisa do Mercado Imobiliário referente ao 2º trimestre de 2024 de 41 cidades situadas nos principais polos econômicos do Interior do Estado, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo.
O economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, destacou dados gerais da macroeconomia do País, com informações sobre taxas Selic, IPCA e INCC, geração de empregos, lançamentos, vendas e financiamento. Também traçou um panorama do mercado de imóveis da Capital. “Financiamento imobiliário é a menor taxa de inadimplência bancária, mesmo com crises e perda de PIB e período de pandemia. Isso mostra a resiliência do crédito imobiliário e a importância que o brasileiro dá para a sua casa própria”, disse.
Na sequência, o sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica, Guilherme Werner, apresentou dados de lançamentos, vendas, estoque, tipologia, valor de metro quadrado, entre outras informações referentes à performance do mercado de imóveis nos municípios analisados.
No segundo semestre de 2024, as 41 cidades lançaram um total de 12.951 unidades residenciais, sendo 56,6% no programa Minha Casa, Minha Vida, ou seja, 7.326 imóveis, e 43,4% nos demais padrões, que equivale a 5.625 unidades. Já o número de unidades vendidas no período é de 16.660. No acumulado dos 12 meses, o número de lançamentos chega a 53.962 e de vendas é de 62.632 unidades. “As vendas de imóveis residenciais novos superaram o total lançado no segundo trimestre. Podemos dizer que existe um cenário econômico favorável para compras de imóveis”, destacou Guilherme Werner.
O webinar foi coordenado pelo vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes Cesar.
Para conferir a íntegra da pesquisa, acesse aqui.