Nos dias 4 e 5/11, aconteceu a 10ª edição da Expo Self Storage, promovido pela Asbrass (Associação Brasileira de Self Storage) e pelo Secovi-SP, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. O evento reuniu mais de 130 associados das duas entidades, de diversos Estados que acompanharam os 10 painéis temáticos realizados no primeiro dia. Visita técnica a unidades de self storage localizadas na capital paulista encerrou a programação, no dia 5/11.
Na abertura, os presidentes do Secovi-SP, Ely Wertheim (executivo), e da Asbrass, Thiago Cordeiro, destacaram o crescimento do segmento nos últimos anos, destacado por meio dos dados de pesquisa setorial apresentada por Marcos Kahtalian, sócio da Brain Inteligência Estratégica. Em seguida, Cristina Heim mediou o painel sobre arquitetura, engenharia e estruturas metálicas, com a participação de Natália Rimes, da Gênova, Bruno Guerriero, da Mamute, e João Rossi, da GoodStorage.
A atualização sobre a tramitação de dois projetos de lei – um em Curitiba e outro na capital federal – pautou as discussões com o deputado distrital de Brasília, João Cardoso, e com a vereadora de Curitiba, Maria Amália Tortato. Também participaram os empresários Rafael Cohen, da SmartBox; e Sérgio Oliveira, da Home Stock. Isabella Tralli, da VBD Advogados, fez uma apresentação detalhada sobre a reforma tributária e os impactos no segmento de self storage.
Roberta Bigucci, coordenadora de Projetos Especiais do Secovi-SP, apresentou várias iniciativas na área de ESG, destacando seus impactos positivos nas áreas ambiental, social e na gestão de pessoas. Novas alternativas de funding para o segmento foram apresentadas por André Magrin, da Imeri Capita, Rodrigo Botani, do Grupo GCB, e Felipe Souto, da Bloxs, que indicaram algumas operações estruturadas para o mercado de capitais que podem estimular investimentos e impulsionar a atividade de self storage no país.
Vinícius Durbano e Marcela Amado ministraram a palestra “Do Físico ao Digital: A Segurança de Dados e a LGPD”. Em seguida, Francisco Mutschele, da Borges e Pires Advogados Associados, e Alexandre Scanferla, da JR&Marto Corretora de Seguros, falaram sobre segurança jurídica e prevenção de riscos nas operações de self storage. Em palestra inspiradora, o especialista Júlio Bessa deu várias dicas para produção de conteúdo, utilizando ferramentas e aplicativos de inteligência artificial.
O painel de encerramento contou com a presença de Anderson Barbosa, do Anexxo, de Porto Alegre (RS); Catherine Jereissati, do Guarda Koisas de Fortaleza (CE); Daniela Matheson, da IGuardei do Rio de Janeiro (RJ), e Magno Oliveira, do Meu Storage, de Brasília (DF). Eles apresentaram seus diferenciais e peculiaridades, além dos principais desafios na operação de self storage em suas localidades.
Veja todas as fotos do primeiro dia do evento, acessando o link .