O Secovi-SP recebeu o certificado “Empresa Amiga da Justiça” na solenidade de abertura da Semana Nacional de Conciliação (Senacon), realizada na manhã de 4/11 (segunda-feira), no Palácio da Justiça – Sala do Júri (Praça da Sé, s/n – Centro), na Capital.
A advogada Karina Zuanazi Negreli, gerente do Departamento Jurídico do Secovi-SP, representou a entidade na cerimônia de entrega de certificados do programa, que tem por objetivo construir soluções conjuntas para vencer a litigiosidade.
Instituições como o Secovi-SP, que aderem à iniciativa, assumem o compromisso de diminuir o número de novas ações que chegam ao Judiciário e/ou reduzir o acervo já existente de seus processos.
Na solenidade, estiveram presentes, entre outras autoridades, o corregedor-geral da Justiça, ministro Humberto Martins do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel Queiroz Pereira Calças, a presidente do TRF-3ª Região, desembargadora Therezinha Cazerta, e o coordenador do Nupemec, desembargador José Carlos Ferreira Alves.
Parceria – Em 10 de setembro de 2015, o Secovi-SP firmou o termo de compromisso com o Tribunal de Justiça de São Paulo para promover e difundir o programa “Empresa Amiga da Justiça” no setor imobiliário. Desde então, a entidade tem recebido o certificado que atesta a realização de ações com vistas à reduzir o percentual de litigiosidade por meio de métodos alternativos de solução de conflitos.
O Sindicato da Habitação divulga e promove o programa, além de incentivar as empresas do setor a inserirem em seus contratos cláusula de mediação, bem como a utilização da Câmara de Mediação do Secovi-SP, criada em 2006, com o objetivo de solucionar, de maneira rápida e simples, os conflitos relacionados ao mercado imobiliário.