O primeiro grupo de incorporadoras e construtoras concluiu o Programa de Gestão da Sustentabilidade para Empresas Incorporadoras e Construtoras, promovido pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) em parceria com o Secovi-SP. O objetivo principal do Programa foi preparar as empresas para a gestão da sustentabilidade empresarial, difundindo conceitos, metodologias e ferramentas aplicáveis ao setor da construção.
“A realização desse Programa mostrou-se importantíssima pela contribuição para o amadurecimento e o intercâmbio de ideias entre várias empresas. A participação de companhias com equipes multidisciplinares permitiu que se atingisse uma heterogeneidade de perfis que enriqueceu efetivamente o debate, as oficinas e o curso de forma geral”, afirma Ciro Scopel, vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP. “A expectativa do Secovi-SP é que novas turmas sejam formadas para propagar essas informações na cadeia imobiliária.”
Roberto de Souza, Diretor Presidente do CTE, concorda com Ciro Scopel sobre a relevância da parceria das duas instituições e da realização do programa para o mercado imobiliário. “Para crescer nos próximos anos no Brasil, o nosso mercado terá de se basear nos conceitos e princípios do Desenvolvimento Sustentável, considerando suas três dimensões: (1) econômica, pois teremos de garantir rentabilidade, prazos, custos e qualidade dos empreendimentos e das empresas; (2) ambiental, pois teremos de incorporar tecnologias sustentáveis nos empreendimentos e minimizar os impactos ambientais, principalmente os relativos à energia e água; (3) social, pois o nosso setor tem alto impacto social e pode gerar ações de responsabilidade e inclusão social e geração de renda”, diz.
O Programa
O grupo, formado pelas empresas BKO, EZTEC, Porte Construtora e Scopel Desenvolvimento Urbano, vivenciou, durante um ano, uma série de atividades, como oficinas, consultorias e palestras, distribuídas por nove módulos temáticos:
Sustentabilidade corporativa: conceitos básicos;
Primeiros passos rumo à sustentabilidade;
Incorporando a sustentabilidade à gestão da empresa;
Sustentabilidade na seleção do terreno, concepção do produto, desenvolvimento do projeto e lançamento do empreendimento;
Sustentabilidade na aquisição;
Sustentabilidade nas obras;
Sustentabilidade na entrega, uso e operação;
Monitoramento, controle e comunicação da sustentabilidade;
Resultados alcançados e visão de futuro.
Para Rogério Alves Ferreira, diretor de Planejamento e Produção da Porte Construtora, foi um ano de intensas descobertas sobre a identidade da companhia. “A sustentabilidade estava em nosso íntimo e era incorporada timidamente em nosso cotidiano, mas nos faltava entendê-la melhor e trazê-la à tona. As atividades técnicas e trocas de experiências com este incrível grupo pioneiro para o setor, além de alterar os processos e a estrutura da empresa, nos fez crescer muito espiritualmente e nos certificar de que podemos, sim, e vamos fazer a diferença para o futuro do planeta”, disse o executivo.
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas com Marcia Menezes, diretora da Unidade de Projetos Especiais do CTE pelo e-mail marciame@cte.com.br.