Durante o encontro foram debatidas temáticas relevantes como outorga onerosa, revitalização do centro da cidade, plano de Manejo de APA, dentre outros

A Regional do Secovi-SP em Campinas participou, no último dia 23 de janeiro, de encontro com o prefeito Dário Saadi e mais 12 entidades do setor imobiliário para discussão de novos projetos e desafios para o ano de 2025. A reunião ocorreu no Edifício Princesa de Gales e contou com a presença de representantes da Aelo, AsBEA, Avança Campinas, Ciesp, Confrabusiness, Habicamp, IAB Núcleo Campinas, Pró-Urbe, Sescon, Sindilojas, Sindivarejista e SindusCon-SP.

Na ocasião, foram debatidos inúmeros temas relevantes e urgentes do setor, que devem ter desdobramentos neste ano, como: outorga onerosa, revisão da Lei nº 208/2018, Mapa de Valores e Alíquotas – IPTU, revitalização e ocupação do centro de Campinas, Plano de Manejo de APA, Alvará de Execução e vencimento com a obra em andamento. Também esteve em pauta as expectativas para o segundo mandato do prefeito.

A diretora da Regional do Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo, reiterou a importância do diálogo constante entre o setor e o Poder Público. “Sabemos que 2025 será um ano ‘mediano’ para o mercado imobiliário. Não será ruim, mas deverá ficar em patamar muito inferior a 2024. Esperamos que os juros fiquem mais baixos e que a municipalidade possa contribuir, agilizando a aprovação de projetos e de novos empreendimentos”, afirma a diretora.

Pesquisa realizada pelo Secovi-SP e a Brain Inteligência Estratégica em 41 cidades do Estado de São Paulo, apontou aumento de 29,5% no número de lançamentos de imóveis em Campinas e região de janeiro a setembro de 2024, comparado a igual período de 2023. Nos nove meses analisados, foram lançadas 9.062 unidades, frente às 7 mil unidades registradas de janeiro a setembro do ano anterior.

A região Campinas ficou no ranking das cinco cidades que mais lançaram imóveis no terceiro trimestre, com um total de 2.279 unidades.