Com a iminência da falta de água assombrando a cidade de São Paulo, o GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities) realizou recentemente o evento “Água – como se preparar e enfrentar uma escassez prolongada na maior metrópole do Brasil: a Grande São Paulo”, que contou com palestra da consultora de Sustentabilidade do Secovi-SP, Clarice Degani.

Dicas de como se preparar para o uso racional da água direcionou a fala da consultora. “O foco foi a importância da identificação dos pontos de maior consumo e dos desperdícios no uso da água para apenas depois planejar o ataque às ineficiências de modo mais efetivo”, explicou Clarice.

Instalação de dispositivos reguladores e que restrinjam a vazão nos pontos de consumo; medição setorizada na área comum e nas unidades autônomas; e gestão predial para monitoramento dos consumos e da eficiência das campanhas foram algumas das medidas mencionadas pela consultora do Secovi-SP que podem ser adotadas pelos empreendimentos para evitar o desperdício e o uso inadequado da água.

Segundo Clarice Degani, as dúvidas dos participantes, que buscam boas práticas de uso consciente da água em suas empresas, giraram em torno da medição individualizada em edifícios já existentes sem essa previsão e sobre a perfuração de poços artesianos.

Representantes da Sabesp e do escritório Aidar SBZ Advogados também fizeram exposições sobre o mesmo tema, enfocando as ações da concessionária e o ponto de vista legal que permeia a questão da água, respectivamente.