Pré-requisitos
Ter conhecimento geral ou parcial do assunto.

Competência
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
Preparar os participantes e ampliar seus conhecimentos sobre Incorporação Imobiliária. Para isso, este curso envolve os seguintes tópicos e ações:
– Visão geral de um empreendimento imobiliário;
– Prospecção, aquisição de terrenos e definição do produto;
– Estudos arquitetônicos iniciais, elaboração e aprovação de projetos;
– Gestão no desenvolvimento dos projetos; 
– Análise financeira de empreendimentos;
– Análise de qualidade de indicadores econômicos.

Ementas
– 
Introdução ao curso;
– Prospecção, aquisição de terrenos e definição do produto;
– Estudos arquitetônicos iniciais, elaboração e aprovação de projetos;
– Gestão no desenvolvimento dos projetos;
– Análise econômica de empreendimentos imobiliários;
– Análise de qualidade de indicadores econômicos;
– Direito imobiliário;
– Fontes de financiamento;
– Lançamento e vendas;
– Construção do empreendimento;
– Cases.

Programa

Introdução ao curso:

  • Visão geral de um empreendimento imobiliário.

Prospecção, aquisição de terrenos e definição do produto:

  • Estudo da vocação do terreno;
  • Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais);
  • Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático,     documentação); 
  • Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e    ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras     instâncias etc);
  • Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
  • Estudos de arquitetura;
  • Aspectos da negociação com proprietários;
  • Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas.

A arquitetura na incorporação imobiliária:
Metodologia

  • Breve histórico
  • O papel da arquitetura e do urbanismo na incorporação imobiliária
  • Definições da incorporação imobiliária
  • A importância da criatividade e do projeto

Gestão no desenvolvimento dos projetos: 

  • Concepção do empreendimento (premissas para elaboração e análise de projetos)
  • Metodologia (identificação de tipologia, prospecções, pesquisas e estudos de viabilidade arquitetônica)
  • Instrumentos, requisitos para aquisição de áreas e montagem do empreendimento
  • Apresentação de cases 

BIM; Sustentabilidade; Normas Técnicas; Custos das decisões arquitetônicas:

  • Exercício: simulações de busca na legislação de uso e ocupação do solo
  • Criatividade em Projeto
  • BIM (Building Information Modelling)
  • Normas técnicas: a Norma de Desempenho e outras
  • Manuais de Escopo 
  • Capacidade de Gestão da informação: Sustentabilidade / Certificações 
  • Uma pequena visão do futuro 

Análise Econômica de Empreendimentos Imobiliários:

  • Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);
  • Conceitos financeiros básicos (VP, VF, TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa etc.);
  • Estudo do grau de exposição ao risco.

Análise de qualidade de indicadores econômicos:

  • Elaboração de planilha modelo em Excel para análise de qualidade de indicadores econômico-financeiros de empreendimentos imobiliários e simulações de cenários.

Direito imobiliário:

  • Análise jurídica dos terrenos ofertados;
  • Montagem jurídica do Memorial de Incorporação;
  • Registro do Memorial;
  • Contratos de venda e compra;
  • Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;
  • Montagem jurídica de uma SPE.

Fontes de Financiamento:

  • Fontes Alternativas de Recursos;
  • Negociação e contratação de agente financeiro;
  • Montagem e assinatura dos processos de financiamento.

Lançamento e vendas:

  • Definição da campanha e dos materiais de marketing;
  • Definição da campanha publicitária;
  • Treinamento da equipe de vendas;
  • Abertura do processo de comercialização.

Construção do empreendimento:

  • Contratos de Serviços
  • Contratação da construtora;
  • Desenvolvimento de projetos técnicos;
  • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
  • Montagem do canteiro de obras.

Acompanhamento da obra:

  • Acompanhamento da obra (previsto x realizado);
  • Revisão de projetos em razão de imposições técnicas;
  • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
  • Regularização da construção com vistas ao “habite-se”;
  • Elaboração do orçamento da obra;
  • Cronograma físico financeiro.

Finalização e entrega do empreendimento:

  • Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”;
  • Vistorias pelos órgãos públicos;
  • Emissão de alvarás diversos;
  • Vistoria pelos adquirentes;
  • Entrega das chaves;
  • Assembleia de instalação do condomínio.

Estratégias de Aprendizagem:
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Avaliação de Aprendizagem:
Será aplicada uma avaliação (prova) no último dia de aula.

Docentes

Carlos Alberto Borges – Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; Diretor Técnico da Construtora TARJAB desde 1983; Pós-Graduado em Administração da Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP.

Celso Petrucci – Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP – 1980; Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; Sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda, SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A e Nova Securitização S/A; Iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP – em 1983, atualmente é Economista-Chefe e Diretor Executivo de Incorporação Imobiliária; Representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal; Banco Central; Ministérios e Abecip; Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC; Representante Técnico e Conselheiro Suplente do Conselho Curador do FGTS – 2001 a 2005; Conselheiro Suplente e Titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio – 2005 a 2011; Representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Articulista da revista Notícias da Construção com uma coluna sobre financiamento imobiliário; Recebeu em 2006 e 2008 duas comendas do Ministério do Trabalho e Emprego por serviços prestados ao País.

Ely Wertheim – Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP; Curso de matemática financeira pela FGV; Diretor da Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários (empresa fundada em 1950); foi Vice-Presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP de 2007 a 2012; Coordenador de Projetos Especiais do Secovi-SP; Membro da Vice Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos e membro nato do conselho consultivo do Secovi-SP.

Gonzalo Fernandez – Uruguaio, Formado em Administração de Empresas pela FAAP, e pós-graduado em Negócios Imobiliários, presidente da empresa Fernandez Mera Negócios Imobiliários desde 2008. É Diretor Adjunto da Fiabci Brasil.

Hamilton Leite – Graduado em Administração de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP; Mestre em Engenharia Civil e Urbana – Núcleo de Real Estate/Poli/USP (título da Dissertação: “Sustentabilidade em empreendimentos imobiliários residenciais: avaliação dos custos adicionais para o atendimento dos requisitos de certificação ambiental.”); Diretor da Casoi Desenvolvimento Imobiliário; Diretor Estatutário do Secovi-SP, atuando na Vice Presidência de Sustentabilidade (desde 2007); Diretor do Capítulo Brasileiro da FIABCI (Desde 2011); FIABCI International Conference Committee Vice-President (2012-2014); Membro do Conselho Gestor do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo (2009-2012); Membro do Comitê de Mudança do Clima da Prefeitura Municipal de São Paulo (2009-2012); Fundador e membro do conselho deliberativo da ONG Vila Criar de assistência integral à criança e ao adolescente carente (desde 2003); Docente no MBA em Negócios Imobiliários da ESPM, na disciplina “Sustentabilidade no Setor Imobiliário”; Membro do Comitê Diretor (Steering Committee) para a criação de diretrizes mundiais de sustentabilidade para o setor imobiliário, construção civil e desenvolvimento urbano do Global Compact/ONU (2014-2016); Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

Luiz Frederico Rangel de Freitas – Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, palestrante e consultor de vários júris de arquitetura e urbanismo (Master Imobiliário – FIABCI, ABCEM, entre outros). Fundador e atualmente sócio titular da UNIARQ Arquitetura Ltda. (sociedade fundada em 1978, empresa de projetos, planejamento e consultoria com aproximadamente 5 milhões de m² projetados, em mais de 350 projetos até o presente (www.uniarq.com.br), escritório associado à AsBEA, SINAENCO e SECOVI. Membro titular da CTLU (Câmara Técnica de Legislação Urbana da SEL-SMDU/PMSP) representando a FECOMERCIO desde 2006. Como associado ao SECOVI-SP é membro do grupo da Vice-Presidência de Legislação Urbanística. 

Luiz Ricardo Pereira Leite – Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; ex-Secretário da Habitação da Gestão Gilberto Kassab; ex-diretor comercial e social da COHAB/SP. Trabalhou também na iniciativa privada como sócio-diretor da Titano Engenharia. Foi diretor de Novos Negócios da Tecnisa Engenharia e Comércio.

Olivar Lorena Vitale Junior – Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário.

Osmane de Oliveira Filho – Graduado em Ciências Econômicas com Pós Graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP; Diretor de Incorporações da Feller Engenharia e Sócio Diretor da Actio Planejamento e Desenvolvimento Imobiliário S/C Ltda.

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que forem aprovados na avaliação com a média acima de 5 e que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Observação: os alunos da Transmissão Simultânea ponto a ponto não estão sujeitos a avaliação, sendo certificados apenas pela frequência online.

Carga horária e organização curricular: 48 horas

Informações importantes:

1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
  • O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
Observação: aos alunos da Transmissão Simultânea ponto a ponto, não será entregue material impresso.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.