O certificado digital é um documento eletrônico, onde ficam armazenados dados da pessoa física ou jurídica, e que comprova sua identidade perante a terceiros. É uma espécie de carteira de identidade digital, que permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

Este arquivo pode estar armazenado em um computador ou em uma mídia, como um token ou smart card. Alguns serviços podem ser realizados através do uso da Certificação Digital:

•Assinatura de Contratos;

•Entrega de Declarações (DCTF, DIPJ, IRF, etc…);

•Consulta de Situação Fiscal de Pessoa Física e Jurídica;

•SISCOMEX;

•Radar;

•Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);

•Outorga de poderes através da Procuração Eletrônica.

A regional do Secovi em Campinas oferece esse serviço para pessoas físicas e jurídicas, independente de serem ou não associadas à entidade. A certificação digital surgiu no Brasil em 2001, quando o governo identificou a necessidade de agilizar e informatizar seus processos.

Com o passar do tempo, diversos setores aderiram à tecnologia para realizar serviços de forma segura. Em 2006, por exemplo, a Receita Federal passou a exigir o envio de declarações por meio eletrônico de empresas que optam por “Lucro Real” e “Lucro Arbitrado”. Desde 2010, todas as empresas do ramo imobiliário devem enviar a declaração por meio eletrônico pois declaram como lucro presumido, então, se enquadram na exigência da Receita Federal”, explica Fuad Jorge Cury, diretor da regional do Secovi em Campinas.