Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas de incentivo à atividade imobiliária, com o objetivo de manter o setor atuante durante o período de crise de saúde pública desencadeada pelo novo coronavírus.
Na outra ponta, Secovi-SP, Abrainc, CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e SindusCon-SP se organizaram e, em parceria com a Caixa, criaram a Campanha “Vem Morar”, que vai valer por 60 dias.
A Caixa vai oferecer carência de seis meses para o início do pagamento do financiamento e as construtoras e incorporadoras que aderirem à Campanha deverão oferecer ao comprador algum benefício no valor de, no mínimo, R$ 3 mil, que pode ser por meio de um desconto, isenção de taxa ou imposto.
Para o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, o setor da construção civil e imobiliária vinha apresentando um comportamento bastante positivo, com forte recuperação, que agora, com as medidas para conter a pandemia do coronavírus, ficou temporariamente prejudicado. “Contudo, a recuperação vai voltar, assim que a crise se estabilizar. Essa ação, em parceria com a Caixa, vai permitir que as famílias que tinham a intenção de comprar, tomem a decisão agora”, destaca.
Jafet ressalta a importância do setor imobiliário na geração de empregos e de renda, fator fundamental para a recuperação da economia do País no pós-crise do coronavírus. “Com a Campanha, pretendemos manter o setor minimamente aquecido. Os canteiros de obras estão abertos, com proteção total aos trabalhadores, mas estamos trabalhando de forma desacelerada”, explicou.