O presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, participou na manhã desta segunda-feira, 14/4, no Palácio dos Bandeirantes, de evento do Governo do Estado de São Paulo, que anunciou a construção de 22,7 mil novas moradias distribuídas por 148 cidades em todas as regiões paulistas por meio do programa Casa Paulista. Deste total, 9.599 unidades serão licitadas pela CDHU, enquanto as outras 13.115 serão viabilizadas pela iniciativa privada, por meio da modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI).

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) recebeu o cadastro de empreendimentos da iniciativa privada no período de 24/3 a 7/4. A partir do recebimento dos pleitos por subsídios, a equipe da Casa Paulista realizou análise para definição da destinação dos recursos, seguindo parâmetros técnicos estabelecidos pelo programa, considerando-se, por exemplo, demandas municipais de maior vulnerabilidade social e critérios de eficiência e economicidade.

A distribuição de empreendimentos ocorre de maneira equitativa entre as regiões administrativas do estado, levando-se em conta unidades concedidas em etapas anteriores e um índice de atendimento por Município, calculado a partir do número total de unidades autorizadas no CCI pela população da cidade em questão, ajustado para cada 100 mil habitantes.

 

 

Durante a cerimônia também foi autorizado um chamamento ao mercado para contratação de mais de 10.379 unidades a serem financiadas por meio de Cartas de Crédito Associativa.

O secretário Marcelo Branco também anunciou o aumento dos subsídios para os municípios, com menos de 20.000 habitantes, um incremento de 60% da subvenção atual. “Temos o maior programa habitacional da história do Estado, que é também o maior programa da história do Brasil em andamento hoje”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, que agradeceu a parceria com o setor imobiliário, por meio do Secovi-SP.

Também participaram do evento, a vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP, Daniela Ferrari, e o economista-chefe da entidade, Celso Petrucci.

Fonte: Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH)