No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água e, especificamente os 100 anos da Represa Billings, o Secovi-SP participou na quinta-feira, 27/3, do evento “A Cidade e suas Águas”, que integrou o X Encontro do InRede – Rede Brasileira de Institutos de Planejamento.
O 10º Encontro da InRede teve como objetivo de discutir soluções em políticas públicas para a integração de equipamentos e serviços aos recursos hídricos e reuniu especialistas de diversos estados para compartilhar desafios e boas práticas na construção de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. Também foram debatidas estratégias de ampliação de saneamento básico.
A engenheira e gerente de Sustentabilidade e ESG do Secovi-SP, Patricia Bittencourt, representou a entidade no encontro, que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; dos secretários municipais Bete França (Urbanismo e Licenciamento); José Renato Nalini (Clima) e Rodrigo Ashiuchi (Verde e Meio Ambiente); além de representantes do Consulado da Alemanha, entre outros especialistas.
“O setor imobiliário tem um papel essencial nessa agenda, promovendo soluções que melhorem a drenagem urbana, ampliem a infraestrutura verde e incentivem o uso eficiente da água. Essas práticas não apenas reduzem impactos ambientais, mas também agregam valor aos empreendimentos e contribuem para o desenvolvimento de cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis”, destacou Patrícia.
A programação contou ainda com mesas de debates sobre gestão da água em áreas urbanas e boas práticas de planejamento urbano, apresentando experiências bem-sucedidas de cidades como Manaus, São Paulo, São Luís, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Santo André, Niterói e Recife. As atividades continuam na sexta-feira, 28/3, com painéis realizados no Auditório da SP Urbanismo, no Edifício Martinelli e termina no sábado, 29/3, com visita técnica ao Cantinho do Céu, projeto de urbanização da Secretaria Executiva do Programa Mananciais.