Competências alvo
Este curso contribui para o desenvolvimento das competências abaixo listadas, visando preparar os participantes para:
- Entender os requisitos de cada parte da Norma;
- Entender os índices utilizados para medir objetivamente o desempenho acústico “in loco” e em laboratório, por meio das normas ISO 140 e ISO 10140;
- Conhecer as soluções acústicas típicas para os problemas acústicos mais comuns encontrados nas obras;
- Compreender o conceito de desempenho acústico em uma edificação de maneira mais aprofundada, incluindo equipamentos e instalações;
- Calcular o desempenho acústico futuro de um ambiente de um edifício, aplicando o procedimento de cálculo da Norma EN-12354;
- Compreender os processos de certificação ambiental e suas exigências acústicas;
- Identificar os problemas de execução mais comuns e suas possíveis soluções.
Além disso, este curso envolve as seguintes ações:
- Identificar em um edifício os elementos construtivos pertinentes à nova Norma, assim como os requisitos a serem atendidos e seus respectivos limites permitidos;
Discutir soluções acústicas tradicionais e inovadoras, visando economia e eficiência das soluções.
Eixos Temáticos
1 – Introdução
1.1 Introdução acústica
1.2 Isolamento acústico
1.3 Condicionamento acústico
2 – Normas de acústica
2.1. Norma de desempenho NBR 15575 – Edifícios habitacionais – desempenho
2.2. Outras normas NBR 10151 – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade e NBR 10152 Avaliação do ruído ambiente em recintos de edificações, visando o conforto dos usuários – Procedimento.
3 – Soluções construtivas e materiais para o isolamento acústico
3.1 Especificações de produtos e materiais
3.2 Divisórios verticais
3.2.1 Paredes germinadas
3.2.2 Paredes interiores
3.2.3 Fachadas
3.3 Divisórios horizontais. Pisos e lajes
4 – Medições e ensaios acústicos
4.1 Instrumentação acústica
4.2 Ensaios de campo para verificar o atendimento da NBR 15575
4.2.1 Isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos
4.2.2 Isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas
4.2.3 Isolamento acústico a ruído de impactos
4.2.4 Ruído de instalações e equipamentos prediais
5 – Desenho, cálculo e dimensionado do isolamento acústico
5.1 Introdução aos Métodos de calculo: Serie ISO 15712 (EN 12354)
5.2 Uniões dos elementos construtivos
6 – Execução e controle de obra das soluções construtivas
6.1 Divisórias verticais
6.2 Divisórias horizontais
6.3 Pontos especiais
6.4 Tubulações e dutos
7 – Controle do ruído de equipamentos e instalações prediais
7.1 Recintos com altos níveis sonoros
7.2 Equipamentos
8 – Acústica e as certificações de sustentabilidade
8.1 LEED
8.2 AQUA
8.3 BREEAM
Orientações Metodológicas
A proposta pedagógica privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, remetendo a uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente deve levar ao “aprender a aprender” e ao desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético, da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser – condições básicas para a autonomia individual e profissional. Por isso, este curso prevê situações ativas de aprendizagem, nas quais o conteúdo, visto como insumo, será trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos, habilidades e valores. Tais situações devem ainda considerar a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com a competência-alvo expressa neste plano de curso.
Estratégias de Aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante compartilhar ideias constantemente e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, jogos – tudo enriquecido com exemplos reais trazidos pelos docentes.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os exercícios feitos em classe.
Perfil do Docente
MSc. Arq. Marcos Holtz – Arquiteto com formação técnica em edifícios, participou nos últimos doze anos como autor de cerca de 500 projetos de acústica, incluindo acústica ambiental, de edifícios e de salas, sempre buscando a integração das soluções arquitetônicas e construtivas com as necessidades de conforto acústico. Sua formação musical – foi violista por dez anos – auxilia neste sentido pelo conhecimento do repertório, além do treino auditivo e perceptivo de salas para performance artística. Mestre em acústica pela FAU USP em 2012.
Sócio Diretor da Harmonia Acústica desde 2002
Eng. Juan Frias – Engenheiro de acústica pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha), foi gerente da Associação Espanhola para a Qualidade Acústica – AECOR entre 2006 e 2011, onde colaborou na redação do DB-HR (Documento Básico de Habitabilidade – Ruído) do Código Técnico da Edificação (norma de desempenho espanhola). Durante essa etapa, foi Coordenador do Comitê Técnico de Normalização 74 de Acústica de AENOR e membro do CTN 196 de Edificação Sustentável, e participou do Projeto Cost de Harmonização de Critérios Acústicos na Edificação Europeia. Coordenou os trabalhos de varias publicações como a Guia de Acústica em Instalações Prediais ou a Guia de Retrofit Acústico de Edifícios.
Atualmente é Consultor Técnico da ProAcústica e Sócio Diretor de uma empresa de consultoria acústica.
Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos aprovados nas avaliações e que tiverem uma frequência mínima de 75%.
Referências Bibliográficas
- ABNT NBR 15575:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho
- ABNT NBR 10151:2000 – Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento
- ABNT NBR 10152:1987 – Níveis de ruído para conforto acústico
Carga horária e organização curricular: 8 horas
Investimento
Curso Completo |
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Participantes |
À vista com desconto |
Parcelado |
Sócios Secovi e e Sócios ProAcústica |
R$ 580,00 |
2x R$ 300,00 |
Demais Interessados |
R$ 725,00 |
2x R$ 375,00 |
Informações importantes
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
• O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
• DESISTÊNCIA: Os casos de desistência comunicados à Universidade Secovi com prazo máximo de 7 (sete) dias após a efetivação da inscrição terão devolução integral do montante pago, desde que o curso não tenha sido iniciado. Na hipótese de desistência após o início do curso, serão devolvidos os valores pagos desde que a frequência não tenha ultrapassado 50% (cinquenta por cento) da carga horária, sendo que o valor devolvido será proporcional à carga horária a ocorrer. Para os casos em que a frequência tenha ultrapassado 50% (cinquenta por cento) da carga horária, não haverá devolução de valores. A devolução será feita único e exclusivamente em nome de quem foi emitido recibo no prazo de 30 (trinta) dias, contados da comunicação formal. Não cobramos multa por desistência.
A Universidade reserva-se o direito de alterar datas e horários ou mesmo de cancelar programas, dependendo do número de interessados.
Perguntas e respostas
Pontuação PQE
Vale para locação, compra e venda e administração de condomínios.
Realização: