Em 2020, o Ampliar, programa voltado à formação de jovens em situação de vulnerabilidade, completa 30 anos de atividades. A longevidade do programa tem a ver com um aspecto: foco. Desde sua fundação, a meta é oferecer oportunidades de inclusão no mercado formal de trabalho, por meio de cursos de capacitação profissional e empreendedorismo.
“Quando criamos o Ampliar precisávamos de doações para tudo”, afirma Maria Helena Mauad, que fundou e presidiu o Ampliar por 27 anos. “Meu saudoso marido Sergio Mauad, em cuja gestão na presidência do Secovi-SP o programa foi instituído, me chamava de gangorra: bastava eu me sentar na frente de algum empresário, que ele imediatamente se levantava, pois sabia que iria pedir alguma coisa. E foi assim, com o apoio de patrocinadores, associados do Secovi e organizações parceiras, que construímos uma história onde cabem, até hoje, mais de 57 mil outras histórias.”
Para o atual presidente, Leonardo Tavares, Maria Helena fez com que o Secovi-SP fosse das primeiras entidades de classe a atuar no chamado terceiro setor. “Hoje, somos uma ONG respeitada nacionalmente, que compartilha know-how com outras instituições, e que já conferiu 78 mil certificados em vários cursos. Nem mesmo a pandemia nos impediu de trabalhar. Levamos para o universo on-line tudo o que foi possível levar. E estamos voltando
aos poucos, seguindo protocolos.”
O Senai, principal parceiro do Ampliar, ofereceu durante o período de distanciamento social 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Desvendando o BIM, Excel Básico, Competência Transversal – Fundamentos de Logística, Competência Transversal – Finanças Pessoais e Preparação para o Mundo do Trabalho. O programa também realiza campanhas sociais, como a do agasalho e a do brinquedo.
“Ainda temos muito a fazer. Milhares de jovens para profissionalizar e incluir socialmente. Portanto, vamos continuar pedindo contribuições e apoios. A gangorra jamais vai parar”, conclui Tavares.
O que veio para ficar? Lições aprendidas com a pandemia
Quais são as mudanças e as tendências no processo de incorporação e construção na “Era pós-pandemia”? Estas e outras questões serão focalizadas no VI Encontro de Construtores e Incorporadores do Secovi-SP, que acontece no próximo dia 28 de outubro, das 16h às 18h30, com transmissão on-line.
Realizado em parceria com o SindusCon-SP, o Encontro também aborda aspectos técnicos e jurídicos e apresenta o case “Pandebuilding”. Patrocínio: Bradesco, Grupo Souza Lima, Júpiter e Proma Safe. Programação e inscrições gratuitas em www.secovi.com.br.
São Paulo, 22 de outubro de 2020