Esta coletânea reúne as 300 colunas publicadas semanalmente no site linguabrasil.com.br desde o ano 2000. Do que elas tratam? De gramática apenas? Não. “Não tropece na língua” não é um manual de gramática. Reproduzir o que ensinam os livros tradicionais não faria sentido.

Há, sim, lições gramaticais que atendem a consultas formuladas pelos leitores: são abordados os artigos, os pronomes demonstrativos, a acentuação, a crase, a concordância verbal e nominal, a regência de alguns verbos mais difíceis, a voz passiva, a indeterminação do sujeito, o tão diversificado pronome ‘se’…

E as curiosidades? Elas também fazem parte. Há boas historietas, há temas surpreendentes (risco de vida, plúrimo, presidenta, récorde), há discussões teóricas, há orientações sobre o uso social da língua: a redação de datas em convite de casamento e seu endereçamento; os tratamentos senhora e dona; o desuso de palavras como ilustríssimo e digníssimo; como se dirigir a um pastor, padre, procurador de justiça ou reitor (sem essa de vossa magnificência), entre outras.

Com este guia prático e descomplicado do uso cotidiano do nosso idioma, o leitor poderá solucionar dúvidas e conhecer um pouco mais o português brasileiro!