O Secovi-SP participa do lançamento do Pacto de Mediação no próximo dia 11 de novembro, das 9 às 17 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estadão de São Paulo (Fiesp), à Avenida Paulista, 1.313, em São Paulo.
Márcio Chéde, coordenador da Câmara de Mediação do Secovi-SP, estará presente no evento, que contará com a participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Sydney Sanches e Ellen Gracie, respectivamente, presidente e vice-presidente da Ca^mara de Conciliac¸a~o, Mediac¸a~o e Arbitragem do Ciesp/Fiesp, entre outros representantes da indústria da construção civil e de serviços, das câmaras de mediação e arbitragem e das instituições financeiras e de ensino.
Entre 9h30 e 12 horas, ocorre a apresentação do Pacto de Mediação. Em seguida, acontece o seminário “Assinei o Pacto, e agora?”, com a realização de dois painéis: “Experiências inspiradoras na empresa” (das 14 horas às 15h30) e “Escritório de advocacia na construção de estratégias consensuais” (das 15h30 às 17 horas). O encerramento fica a cargo do professor Kazuo Watanabe, presidente do Conselho Superior da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp.
O evento integra importante movimento da sociedade civil destinado a fortalecer a cultura da pacificação, que privilegia a solução consensual das controvérsias, por meio da mediação, em substituição à cultura do litígio, predominante atualmente. Para Márcio Chéde, a mediação sendo conduzida com neutralidade por mediadores competentes, promove a restauração do diálogo, estimula o bom senso e proporciona resoluções satisfatórias para ambas as partes.
“Desde 2006, quando foi instituída, 90% dos casos que deram entrada na Câmara de Mediação resultaram em acordo. Além da rapidez, o desgaste interpessoal, que inevitavelmente surgiria com a demanda judicial, é muito menor”, destacou Chéde.