O Secovi-SP, por meio da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios, promove nos dias 13 e 14 de outubro o Encontro de Administradoras de Condomínios (Enacon), reunindo empresários e profissionais das empresas especializadas em administração de condomínios de todo o Brasil, na sede do Sindicato, na capital paulista.
O tema deste ano é “Riscos e Oportunidades em Tempos de Mudança”. Tendências do segmento condominial, panorama econômico, marketing de serviços, mídias sociais, segurança das edificações, questões jurídicas e convivência estão na programação do evento, que tem o apoio de entidades representativas do setor imobiliário.
Entre os palestrantes, estão o economista Ricardo Amorim, que fará uma análise da economia brasileira; a consultora Martha Gabriel, focalizando marketing digital e mídias sociais; e o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, destacando os desafios atuais da convivência em condomínios. Também haverá uma exposição de produtos e serviços para administradoras e condomínios.
O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, conta que, na cidade de São Paulo, o condomínio começou a inovar em 1970 como o advento dos primeiros empreendimentos lançados dentro do conceito condomínio-clube. “De lá para cá, passou a ser o formato mais inteligente e sofisticado de moradia e de ambiente de trabalho e serviços nas grandes e médias cidades brasileiras. É um formato extremamente mutável”, destaca.
Gebara chama a atenção para os novos projetos de arquitetura e engenharia. “O que não havíamos pensado antes, precisamos estudar agora, sempre de forma visionária. O novo quadro tecnológico vai ter de conviver com o cenário de sustentabilidade”, diz, acrescentando que a moderna gestão destes empreendimentos requer expertise. “Não é para leigos ou diletantes. É para profissionais que ajudaram os condomínios a evoluir desde o início até o os dias atuais. Podemos dizer que só os melhores sobreviverão. Porque essa mutação reflete diretamente no quadro funcional das administradoras”.
A realização de mais uma edição do Enacon busca, segundo Gebara, entender melhor – as transformações do mercado imobiliário como um todo e os impactos delas no segmento de administração imobiliária e de condomínios. “Com isso, nosso principal cliente, que é o condomínio, poderá dispor de empresas sérias, competentes e comprometidas com a ética e a transparência”, conclui Gebara.