No último sábado, 8/11, ocorreu o evento “Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 anos de História – Palestra e Passeio pelo Centro de São Paulo”. O encontro foi organizado por Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP.

O ponto de encontro foi no Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, onde Calfat ministrou uma palestra sobre os aspectos históricos do setor hoteleiro na região central desde o século XIX, traçando um paralelo com a evolução urbana e arquitetônica, turística e sócio-político-econômica da Capital. O ex-presidente do Secovi-SP, Romeu Chap Chap, esteve presente.

Em seguida, Calfat conduziu o passeio pelo centro de São Paulo – região que abrigou por mais de um século os principais hotéis da capital paulista -, apresentando os empreendimentos em detalhes.

Entre os locais visitados, os participantes passaram pelos antigos Hotel Esplanada, Edifício Light, Hotel Othon, Grande Hotel, Edifício Martinelli, Hotel Rebechino, Hotel D´Oeste, Hotel São Paulo Inn, Excelsior e Bourbon Business Hotel.

Este último, inclusive, recebeu o grupo em suas dependências e mostrou os avanços obtidos pelo setor hoteleiro na região central de São Paulo. “Hoje, somos procurados pelo público corporativo que vem à Capital para negócios e acaba ficando para o final de semana ou, então, por aqueles que vão participar dos grandes eventos da cidade como é o caso, deste final de semana, da Fórmula 1 em Interlagos e do Salão do Automóvel, no Anhembi”, conta Marili Teixeira, gerente de vendas do Bourbon. “Nós estamos com 98% de ocupação em nossos quartos neste final de semana”, complementa Thiago Santos, gerente de serviços do empreendimento, mostrando que o ramo hoteleiro do centro também se beneficia pelos grandes eventos realizados na Capital.

O roteiro terminou no Hotel Novotel Jaraguá, onde houve almoço seguido de sessão de autógrafos do livro “Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 anos de história”, de autoria de Caio Calfat. O evento também foi acompanhado por Sérgio Mauad, ex-presidente do Secovi-SP, e Maria Helena Mauad, presidente do Ampliar, que recebeu um cheque de R$ 2 mil de Caio Calfat, referente a parte dos lucros obtidos com a venda do livro. “Esse dinheiro será muito bem aproveitado pelos jovens inscritos em nossos programas”, disse Maria Helena.

Ao final do encontro, Calfat fez um balanço do evento e agradeceu a presença dos participantes. “Recebemos um público diversificado, composto por arquitetos, professores, hoteleiros, etc. Tive uma grande satisfação ao constatar a presença de acadêmicos e alunos. Nosso objetivo foi alcançado, ou seja, transmitir conhecimento urbano em torno de uma região quase esquecida e extremamente importante do ponto de vida cultural e histórico da cidade”, resume. O evento contou com o apoio do IREM® (Institute of Real Estate Management), entidade com a qual o Sindicato mantém parceria há mais 10 anos, presidida por Fernanda Lisboa, que também esteve presente.