Pela primeira vez uma cidade brasileira sedia a reunião anual dos membros do SBCI (Sustainable Building and Climate Initiative), organismo que desenvolve estudos e pesquisas referentes à construção sustentável e ao clima no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma ou Unep, em inglês).

A abertura do encontro, seguida da assembleia, aconteceu na terça-feira, 12/6, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em São Paulo. Arab Hoballah chefe de Consumo e Produção Sustentáveis da Unep, deu as boas-vindas aos participantes e disse que essa é uma oportunidade única para o SBCI devido à proximidade com a Rio+20. “Estamos no lugar e na hora certa.

Temos diante de nós a oportunidade de mobilizar a atenção e alcançar transformação no setor da construção”, disse, enfatizando a importância das parcerias e do comprometimento dos integrantes do grupo.

Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, destacou o engajamento do País com a sustentabilidade. “O Brasil está entre os países mais comprometidos com a adoção de conceitos sustentáveis, empenhando-se em assegurar sua efetiva implementação. É notável a crescente conscientização do quanto é necessário reduzir o impacto no meio-ambiente no que diz respeito à construção civil e a indústria imobiliária”, disse.

O presidente do Secovi-SP mencionou que o País ocupa o quarto lugar no ranking do Green Building Council, com 54 prédios certificados e 474 em processo de certificação.

Marcelo Takaoka, presidente do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) destacou a relevância do órgão da Unep para a promoção da construção sustentável. “Unep-SBCI tem um papel importante a desempenhar não apenas na Rio + 20, que acontecerá em breve. Construção sustentável é uma resposta positiva por criar empregos verdes, reduzir a pobreza e melhorar o meio-ambiente”, disse na abertura do evento.

Para ele, o SBCI contribuirá para que o setor da construção faça mais. “Nós precisamos integrar edifícios aos espaços urbanos e infraestrutura para criar sinergia e melhorar a sustentabilidade nas cidades. A indústria da construção precisa ser proativa e liderar esse processo.”

No encontro, restrito aos integrantes do SBCI, foram apresentados relatórios, trabalhos e pesquisas desenvolvidos no último ano, voltados para prédios e cidades mais sustentáveis. Grupos temáticos também analisaram diversos assuntos relacionados à temática do SBCI em sessões ao longo do dia. O diretor de sustentabilidade do Secovi-SP, Hamilton de França Leite Junior, participou do  Comitê Diretivo de Construções Sustentáveis representando a entidade.

Na quarta-feira, 13/6, o SBCI realiza simpósio aberto ao público no Sesc Pinheiros, com o tema “Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis”. A iniciativa é co-organizada pelo Secovi-SP, ao lado do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), Ministério das Cidades, Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, com apoio institucional do Sesc-SP e apoio local da Viação Metropolitana.

Haverá transmissão ao vivo pelo link http://www.sescsp.org.br/aovivo2/.