**Inscrições encerradas devido a lotação máxima**

Neste evento, abordaremos um assunto bastante complexo, porém de uma forma prática,  aplicável no dia a dia, colocando o participante  à frente do seu concorrente.

Palestrante:

Luiz Frederico Rangel De Freitas – Luiz Frederico Rangel De Freitas – Professor, arquiteto e urbanista, fundador e sócio titular da UNIARQ Arquitetura Ltda; membro do grupo da Vice-Presidência de Legislação Urbanística do Secovi-SP. Participação em júris de arquitetura e urbanismo.

Temário:

  1. O que vale hoje
  • Plano Diretor Estratégico (2014)
  • Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo (2016)
  • Código de Obras e Edificações (2017)
  • Decretos e portarias

         2 . Interferências e instancias de aprovação

  • Municipal
  • Estadual
  • Federal

       3. Parâmetros urbanísticos: conceitos e critérios

  • Coeficientes
  • Taxas de ocupação
  • Gabaritos
  • Recuos
  • Doações e lote máximo
  • Cota ambiental
  • Áreas contaminadas
  • Áreas de preservação

4. Usos e potenciais construtivos

5. Outorgas e contrapartidas

6. Sistema de consulta e comentários gerais

 

apenas para empresas sócias do Interior

 

VAGAS ESGOTADAS

Pré-requisito: Formação citada acima. As matrículas estão sujeitas a análise de currículo dos interessados dada a preferência  aos profissionais com o nível superior, atuantes no mercado imobiliário e integrante de empresas assosciadas do secovi

Competência

Preparar os participantes para:
1 – Realizar análises relacionadas à documentação do terreno e de seus proprietários; aos usos e aproveitamentos permitidos, de acordo com o zoneamento atual da cidade de São Paulo; aos contratos e opções de compra e venda ou permuta; e aos aspectos econômicos e financeiros de empreendimento imobiliário. 
2 – Compreender as linhas e formas de financiamento existentes para as empresas incorporadoras e para os compradores de imóveis.
3 – Realizar negociações eficazes de aquisição de terrenos para incorporação imobiliária.

Ementas

  • Visão global da atividade
  • Jurídico
  • Aplicação prática da Lei de Zoneamento
  • Negociação
  • Cases
  • Viabilidade econômico-financeira
  • Incorporação imobiliária
  • Intermediação
  • Permuta
  • Compra e venda
  • Due diligence

Programa

Módulo 1 – Jurídico
Carga horária: 9 horas
Datas: 11, 18 e 25/9

Aula 1 – Flavio Prando
– Visão Global da Atividade

Aula 2 e 3 – Olivar Vitale
– Minutas particulares e escritura pública
– Resolutivas (parte técnica e jurídica)
– Inquilinos
– Documentação
– Licenciamentos

Módulo 2 – Aplicação prática da Lei de Zoneamento
Carga horária:
9 horas
Datas: 2, 9 e 16/10

Aula 1 – Maria Helena Fakhany e Silvia Helena Alliegro de Lima
– Evolução histórica
– Conceitos norteadores PDE e Lei de Zoneamento
– Zonas e categorias de uso

Aula 2 – Maria Helena Fakhany e Silvia Helena Alliegro de Lima
– 
Parâmetros urbanísticos
– Quota ambiental
– Retrofit e reforma / COE

Aula 3 – Maria Helena Fakhany e Silvia Helena Alliegro de Lima
– Áreas de interesse social 
– Exemplos práticos de busca
– Estudo de viabilidade técnico-legal

Módulo 3 – Viabilidade econômico-financeira
Carga horária:
9 horas
Datas: 23 e 30/10 e 6/11

Aula 1 – Celso Petrucci
– Crédito imobiliário
– Tipos de crédito
– Programa Minha Casa Minha Vida
– SBPE

Aulas 2 e 3 –  Osmane de Oliveira Filho
– Conceitos de indicadores econômicos
– Estudo de viabilidade aplicada ao negócio
– Prova para concessão de certificado

Módulo 4 – Negociação/cases
Carga horária:
9 horas
Datas: 13 e 27/11 e 4/12

Aulas 1 José Ricardo Noronha
– Teoria e prática de negociação ganha-ganha
– Negociação aplicada ao negócio

Aulas 2 – Cássia Castro
– Abordagem preliminar e negociação
– Desenvolvimento da condição comercial (espécie, permuta e mista) e jurídica
– Validação do cronograma de aquisição de um terreno
– Fechamento de propostas/minutas de venda e compra

Aulas 3 – Cássia Castro e convidados
– 
Cases práticos de incorporadoras

Avaliação da aprendizagem*
Avaliação na última aula de cada módulo.

Docentes 
Cássia Castro –
 Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP. Leader Training Arita Treinamentos. Pós-graduação International Business pela Harvard University. Sócia-diretora da Brev Soluções Imobiliárias responsável pela prospecção e negociação de terrenos para incorporadoras visando a implantação de projetos nos segmentos baixo (MCMV), médios (SBPE), alto e altíssimo padrão no estado de São Paulo; prospecção e negociação de locação de imóveis ao varejo em geral (supermercados, drogarias, estacionamentos,etc.); Acompanhamento da viabilidade técnica, financeira e jurídica na compra e na locação de imóveis; análise e mapeamento de mercado (inteligência de mercado). Alocação de investidores (via SPE ou SCP) para participação na compra de terrenos. 

Celso Petrucci –  Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP, – 1980). Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda. e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; em 1983 iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP, onde atualmente é economista-chefe e executivo da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e conselheiro suplente do Conselho Curador do FGTS (2001 a 2005); conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio (2005 a 2011); representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2020. 

Flávio Domingos Prando – Graduado em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), com cursos em nível de pós-graduação nas áreas de Estatística e Pesquisa Operacional. Inúmeros cursos e seminários durante os últimos 25 anos, visando uma adequada atualização profissional frente ao mercado imobiliário, com particular atenção ao segmento de comercialização imobiliária com ênfase em baixa renda; sócio-diretor da Nova Realty Imóveis, empresa inicialmente voltada para a incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais, tendo a partir de 1986, agregado a atividade de comercialização de imóveis, tanto na área de lançamentos imobiliários como na de intermediação de imóveis de terceiros, e realizado no período milhares de negócios envolvendo todos os tipos de imóveis residenciais e comerciais nas áreas de venda e locação, e tendo mais recentemente promovido a incorporação e a comercialização de milhares de unidades voltadas a classe média e popular;  vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP (2016/2018);  presidente da Comissão da Indústria Imobiliária/CBIC (2014/2017).

José Ricardo Noronha – Vendedor (com enorme orgulho!), palestrante, professor, escritor, consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da minha própria história de superação pessoal. Apontado pelos exigentes leitores e assinantes da Revista VendaMais como um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil. Bacharel em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University nos Estados Unidos. Especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). Fez o curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School. Entre 2004 e 2013, vendedor e diretor geral da GlobalEnglish (empresa do maior Grupo Educacional do Mundo – Pearson) no Brasil, tendo, ao lado de sua equipe, transformado a operação brasileira na maior operação da empresa no mundo inteiro. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista. Hoje dedica-se à sua consultoria Paixão por Vendas e à Universidade das Vendas. Atua como professor dos programas de MBA da FIA, considerada a melhor e mais inovadora Escola de Negócios da América Latina pela European CEO Magazine.

Maria Helena Fakhany – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; especialista em legislação municipal, com experiência de 40 anos na área de aprovação de projetos na PMSP; membro da Comissão Técnica de Legislação Urbanística (CTLU); sócia-proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal; elaboração de projeto legal; elaboração de estudo de viabilidade técnico-legal; treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de Uso e Ocupação do Solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

Hamilton Leite – Graduado em Administração de Empresas – FAAP (1991); pós-graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; pós-graduado em Negócios Imobiliários – FAAP; mestre em Engenharia Civil e Urbana – Núcleo de Real Estate/Poli/USP (título da Dissertação: “Sustentabilidade em empreendimentos imobiliários residenciais: avaliação dos custos adicionais para o atendimento dos requisitos de certificação ambiental.”); diretor da Casoi Desenvolvimento Imobiliário; diretor estatutário do Secovi-SP, atuando na vice-presidência de Sustentabilidade (de 2007 a 2017); diretor do Capítulo Brasileiro da FIABCI (desde 2011); FIABCI International Conference Committee vice-president (2012-2014); membro do Conselho Gestor do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo (2010-2013); membro do Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo (2009-2012); membro do Comitê de Mudança do Clima da Prefeitura Municipal de São Paulo (2009-2012); fundador e membro do conselho deliberativo da ONG Vila Criar de assistência integral à criança e ao adolescente carente (desde 2003); docente no MBA em Negócios Imobiliários da ESPM, na disciplina “Sustentabilidade no Setor Imobiliário”; membro do comitê diretor (steering committee) para a criação de diretrizes mundiais de sustentabilidade para o setor imobiliário, construção civil e desenvolvimento urbano do Global Compact/ONU (2014-2016); artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

Olivar Vitale – advogado, relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição desde 2012 (The Client´s Guide)”; conselheiro jurídico do Secovi-SP; conselheiro jurídico do Sinduscon-SP; professor e coordenador pedagógico do curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; professor e coordenador do curso de MBA em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da Poli-USP; membro associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário; sócio fundador do VBD Advogados.

Osmane de Oliveira Filho – Graduado em Ciências Econômicas com pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP; diretor de Incorporações da Feller Engenharia e sócio diretor da Actio Planejamento e Desenvolvimento Imobiliário S/C Ltda.

Silvia Helena Alliegro de Lima – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; Sócia Proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal junto à Prefeitura do Município de São Paulo. Elaboração de projeto legal. Elaboração de estudo de viabilidade técnico legal. Treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de uso e ocupação do solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

*Alguns convidados especiais irão compor o quadro.

Certificado
Aos alunos que participarem do curso completo (4 módulos), forem aprovados nas avaliações com a média final mínima de 5 e que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais, serão fornecidos certificados de Especialista em formação, análise e negociação de terrenos para incorporação. No caso de frequência mínima de 75% em módulos avulsos, a Universidade Secovi emitirá apenas certificado de participação referente ao respectivo módulo. 

Carga horária e organização curricular: 36 horas

Informações importantes
1 –
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2 – Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
•    O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. 
•    Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários. 
•    Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.  O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento. 
3 – Inclui material didático fornecido pelos docentes, (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4 – A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.