As empresas que participaram do Programa Empresa Amiga da Justiça em 2015 receberam do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas, o “Certificado de Participação”. Além de receber o documento, o Secovi-SP, representado por Marcio Chéde, coordenador da Câmara de Mediação da entidade, assinou a renovação do termo de participação do Programa. O desembargador afirmou que quanto maior o número de litigantes em busca de solução alternativa, mais os direitos sociais serão atendidos.
A assinatura aconteceu após o lançamento na segunda-feira, 21/11, da Semana Nacional da Conciliação (Senacon) 2016. Na cidade de São Paulo, o TJSP montou estrutura no Parque da Água Branca, zona Oeste, para atender o público em audiências de conciliação. Paulo Dimas reafirmou o compromisso do Tribunal em fortalecer a cultura da compreensão mútua e da solução pacífica de conflitos. “O grande valor que deve ser difundido é o diálogo”, afirmou.
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJSP, desembargador José Carlos Ferreira Alves, falou da importância do evento. “Aquilo que começou com ações isoladas daqueles que gostam da conciliação, hoje é uma obrigação. As formas opcionais de solução de conflitos vão em direção dos melhores interesses do jurisdicionado e cidadão.”
No Estado de São Paulo existem 213 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) instalados.
A Semana da Conciliação vai até 25/11 e na tenda montada no Parque da Água Branca acontecerão audiências pré-processuais (casos que não têm ação judicial em andamento).